O ex-diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Adrualdo de Lima Catão, é o novo secretário nacional de Trânsito, conforme nomeação publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 23. A portaria da Casa Civil da Presidência da República foi assinada nessa Quarta-feira de Cinzas.
LEIA TAMBÉM
"O MINISTRO DE ESTADO DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 4º do Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, resolve: Nº 1.751 -NOMEAR ADRUALDO DE LIMA CATÃO, para exercer o cargo de Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, código CCE 1.17", mostra o documento.
Adrualdo Catão assume o novo cargo durante a gestão do senador Renan Filho (MDB), no Ministério do Transportes. Antes, durante o comando do Detran/AL, ele havia afirmado que era contra a possível declaração de inconstitucionalidade da Lei Seca no país, por classificar como “retrocesso” a tentativa de rever a legislação.
“A clareza da lei na forma de tolerância zero é uma sinalização importante e tem efeito no comportamento geral. Beber e dirigir já foram uma prática socialmente tolerada e a Lei Seca conseguiu mudar isso. Não podemos voltar atrás”, comentou à época.
Adrualdo Catão possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2009).
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, professor do Centro Universitário CESMAC.