Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar o novo coronavírus (Covid-19) como pandemia, as autoridades brasileiras passaram a adotar medidas mais rígidas para desacelerar a transmissão do vírus no país. Em Alagoas, a situação não tem sido diferente e a prefeitura de Maceió e governo do Estado estão alinhando diretrizes para evitar maiores danos. Veja abaixo a lista do que já foi suspenso ou modificado devido ao coronavírus.
LEIA TAMBÉM
Atualizado às 12h21 (18/03)
Órgãos do judiciário
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas e a Procuradoria Geral do Estado suspenderam a partir desta quarta-feira o atendimento ao público externo.
A Defensoria Pública determinou a suspensão do atendimento presencial aos assistidos em todas as unidades da instituição, pelo prazo de 30 dias, com exceção de casos de urgência. Os mutirões, palestras, seminários que seriam promovidos pelo órgão durante esse prazo também foram cancelados.
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) informou nesta terça-feira (17) que estão canceladas todas as atividades do calendário acadêmico dos próximos 30 dias. Os cursos presenciais serão remanejados em datas posteriores a este período.
O Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL) foi o primeiro a conceder teletrabalho em regime temporário a servidores que tenham regressado de viagens a localidades que o surto Covid-19 tenha sido reconhecido. O Tribunal de Justiça (TJ-AL) e o Ministério Público Federal (MPF-AL) seguiram a mesma linha e publicaram ato normativo logo depois. Uma juíza do Tribunal Regional Eleitoral suspendeu temporariamente o atendimento sem agendamento prévio nos municípios Pilar, Coqueiro Seco, Satuba e Santa Luzia do Norte na Sede do Cartório Eleitoral de Pilar, âmbito da 8ª Zona Eleitoral.
O Ministério Público Estadual de Alagoas suspendeu por 15 dias o atendimento presencial ao público externo, ficando somente atendimento por telefone ou e-mail, além de adotar outras medidas de prevenção. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) vai suspender os atendimentos ao eleitor em todos os cartórios eleitorais até a próxima sexta-feira (20). A suspensão já começa a valer a partir desta terça-feira (17).
Educação
O Centro Universitário Cesmac parou as atividades acadêmicas presenciais por um período de sete dias, comaçando a partir desta terça-feira (17).
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) suspendeu por tempo indeterminado as aulas a partir desta terça-feira (17). A decisão abrange os quatro campi da universidade: Maceió, Arapiraca, Sertão e Centro de Ciências Agrárias (Ceca). Faculdades particulares como Cesmac, Unit e Uninassau também paralisaram as atividades.
Já uma reunião com representantes de unidades de ensino de Alagoas, no dia 16 de março, terminou com a decisão de antecipar o recesso escolar de junho para alunos de instituições particulares de Maceió. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Alagoas (Sinepe/AL) definiu que a suspensão das aulas começa no dia 18 de março e segue provisoriamente até o dia 2 de abril. Aproximadamente 300 escolas particulares devem fechar as portas por tempo indeterminado.
A escola System Idiomas suspendeu as aulas em todas as unidades do estado a partir desta segunda-feira (16) até o dia 21. Em comunicado, a escola informou que é uma prevenção contra a propagação do Covid-19.
Concurso e provas
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) suspendeu a aplicação da prova objetiva para contratação de contadores e técnicos em contabilidade, que aconteceria no dia 25 de março. Posteriormente será divulgada nova data para a aplicação do exame.
Marcadas para o dia 22 deste mês, as provas do concurso de cartórios em Alagoas também foram canceladas por causa do coronavírus. Os candidatos à titularidade de serventias extrajudiciais devem aguardar 30 dias para nova avaliação sobre a aplicação das provas.
A Ordem dos Advogados do Brasil anunciou que a segunda fase da prova, a prático-profissional, seria aplicada no dia 5 de abril, mas o órgão decidiu que o exame acontecerá apenas em 31 de maio. Cerca de 30 mil pessoas estão inscrtas para realizar a prova.
Eventos culturais
A Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas resolveu suspender as aulas dos cursos do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) e a visitação aos equipamentos culturais: Museu Palácio Floriano Peixoto, Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Memorial à República, Biblioteca Pública Estadual Graciliano ramos, Complexo Cultural Teatro Deodoro, Teatro Deodoro e Teatro de Arena. Ficam também suspensos eventos culturais com público superior a 500 pessoas, abertos, ou 100 pessoas, fechados.
A 4ª edição do Festival Carambola, que aconteceria ao longo da última semana de março, foi adiada devido ao Covid-19. Em comunicado nas redes sociais, a página do festival informou que o evento será realizado, mas em outra data a ser divulgada em breve.
O filme "Cavalo", primeiro longa-metragem alagoano incentivado com recursos públicos e vencedor do edital Guilherme Rogato, que seria realizada na noite de terça-feira (17), no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá, teve a exibição cancelada. A nova data para a exibição do filme ainda não foi definida, mas a orientação é que os ingressos sejam guardados para serem usados posteriormente.
A produtora Sue Chamusca Arte & Assessoria suspendeu as vendas de todos os eventos marcados para março e abril. A medida endossa a prevenção para minimizar a proliferação do Covid-19. Em nota, a produtora afirmou que toda a cadeia produtiva está parada e que muitos profissionais, principalmente os autônomos, ficarão sem receber. Por isso, pediu que, se possível, o consumidor não solicite reembolso e guarde o ingresso já adquirido para utilizar nos shows que serão remarcados. A produtora esclarece ainda que os espetáculos de maio estão mantidos.
A peça "A mentira", com Zezé Polessa, Miguel Falabella, Alessandra Verney e Frederico Reuter, o show "Bloco na Rua, de Ney Mato Grosso, o clube de dança "Dois para lá - Dois para cá", e o Brazilian Geek Party, todos marcados para dias de março e/ou abril são alguns dos eventos divulgados pela produtora e que devem ser adiados.
Governo
O governador Renan Filho anunciou que serão suspensos todos os eventos com público acima de 500 pessoas, além das agendas de inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviço do Governo do Estado. O governador recomendou que a iniciativa privada e as prefeituras alagoanas sigam as mesmas diretrizes. Além disso, instituiu teletrabalho para os servidores públicos estaduais com mais de 60 anos de idade.
O Estado irá ainda determinar quarentena para todos os servidores públicos que estiveram no exterior recentemente. A partir de agora, os servidores estaduais serão impedidos de viajar ao exterior e para viajar em território nacional vão precisar de autorização expressa do Gabinete Civil.
Órgãos do judiciário
O Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL) foi o primeiro a conceder teletrabalho em regime temporário a servidores que tenham regressado de viagens a localidades que o surto Covid-19 tenha sido reconhecido. O Tribunal de Justiça (TJ-AL) e o Ministério Público Federal (MPF-AL) seguiram a mesma linha e publicaram ato normativo logo depois. Uma juíza do Tribunal Regional Eleitoral suspendeu temporariamente o atendimento sem agendamento prévio nos municípios Pilar, Coqueiro Seco, Satuba e Santa Luzia do Norte na Sede do Cartório Eleitoral de Pilar, âmbito da 8ª Zona Eleitoral.
O Ministério Público Estadual de Alagoas suspendeu por 15 dias o atendimento ao público externo, além de adotar outras medidas de prevenção. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) vai suspender os atendimentos ao eleitor em todos os cartórios eleitorais até a próxima sexta-feira (20). A suspensão já começa a valer a partir desta terça-feira (17).
Arquidiocese
A Arquidiocese de Maceió emitiu nesta segunda-feira (16) uma nota com medidas a serem adotadas para a prevenção do coronavírus. As recomendações incluem suspensão de procissões, vias-sacras, eventos e retiros.
Futebol
Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspender por tempo indeterminado todas as competições em âmbito nacional, a Federação Alagoana de Futebol inicialmente decidiu, no domingo (15), manter os jogos do Campeonato Alagoano 2020, mas após seguir alinhamento com o Governo do Estado, informou que o Campeonato Alagoano está suspenso a partir desta segunda-feira (16). Competição regional, a Copa do Nordeste é organizada pela CBF em conjunto com a Liga do Nordeste. A decisão da paralisação ou não do Nordestão deve ser comunicada em breve.
Cruzeiros
Todos os cruzeiros marítimos que passariam por Alagoas foram restringidos. Como prevenção ao coronavírus, o governador também solicitou às empresas de turismo que os passeios locais para passageiros de cruzeiros sejam suspensos.
Maceió
A Prefeitura de Maceió decidiu suspender temporariamente todas as atividades programadas e visitas ao Parque Municipal de Maceió, situado em Bebedouro, e ao Parque do Horto, no bairro Gruta de Lourdes. A suspensão nos dois parques é válida por 15 dias, no entanto, pode ser ampliada ou revista a qualquer tempo.
LEIA MAIS
+Lidas