Em homenagem ao Dia do Cigano, comemorado nacionalmente no dia 24 de maio, o Studio Bella Danza vai levar uma grande festa, repleta de história e cultura, ao Posto 7, localizado na orla da Jatiúca, no próximo domingo (01), a partir das 16h. A entrada é gratuita.
LEIA TAMBÉM
A programação contará com uma Oficina de Confecção de Turbantes e um brechó, além de várias apresentações culturais, que terão início às 17h, com o grupo Afro Mandela. Às 18h, sobem ao palco grupos de dança cigana e, em seguida, às 19h, acontecerá uma roda de conversa com a mesma temática. O evento será finalizado com a apresentação do Stúdio Bella Danza, a partir das 19h30, contando com a participação de dois ativistas do povo cigano: Ruiter e Anne Durdevic.
Para a integrante do Studio Bella Danza, Cybelle de Lima, o evento tem o intuito de promover a cultura cigana em Maceió. “Queremos quebrar preconceitos, permitindo o contato direto com a história dos ciganos, desmistificando conceitos atribuídos a esse povo e nós do Stúdio Bella Danza acreditamos que a arte é uma grande facilitadora na missão de sensibilizar o público para conhecer essa cultura”, explicou.
O Dia do Cigano em Maceió é uma realização do Stúdio Bella Danza, com o apoio do Município, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que disponibilizará a estrutura do palco, camarim, som e iluminação.
Dia Nacional do Cigano
O Dia Nacional do Cigano foi instituído por meio de um decreto presidencial em 2006, com o intuito de reconhecer a importância do povo cigano na formação histórica e cultural brasileira. A data 24 de Maio foi escolhida por ser o dia de Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos.
LEIA MAIS
+Lidas