A Companhia de Saneamento de Alagoas recebeu o relatório feito pela Universidade Federal de Alagoas do monitoramento de sistemas de esgotamento sanitário em Maceió, desenvolvido nos anos de 2021, 2022 e parte de 2023.
LEIA TAMBÉM
O relatório, custeado pela Casal com apoio da BRK, foi exibido para o presidente Luiz Neto e demais dirigentes da empresa, e apresenta um resultado preocupante, segundo análise da professora doutora Nélia Callado, coordenadora do estudo:
“As pesquisas confirmam que o coronavírus sempre navegou pelas tubulações de esgoto. Resultado disso, foi durante pico da pandemia, com o crescimento de casos da doença”.
Entre 2021 e 2023, pesquisadores colheram coletas de efluentes nas estações elevatórias e de tratamento de esgoto de Maceió, e também em canais urbanos como o de Águas Férreas, em Cruz das Almas, da Levada e do Salgadinho, no Centro.
Luiz Neto, presidente da Casal, ressalta a importância da parceria com a Ufal e a BRK:
“A Casal reforça o compromisso com a academia no desenvolvimento de trabalho científico como esse, que gera resultados relevantes para a saúde da população. Esperamos continuar apoiando a universidade em estudos que sempre beneficiem Alagoas.”
LEIA MAIS
+Lidas