Luana Freitas, 20 anos, é estudante de Santana do Ipanema. Ainatalí da Silva, 22, terminou o segundo grau e mora em Senador Rui Palmeira. Embora residam em lugares diferentes, elas têm algo em comum. O desejo de construírem uma carreira profissional e terem o próprio negócio.
LEIA TAMBÉM
O primeiro, elas vão tentar por meio do Enem. O segundo, através do projeto Juventude Empreendedora. As duas fizeram o cadastro no estande da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), montado na Escola Estadual Laura Chagas, em Santana do Ipanema.
Enquanto Luana gostaria de abrir um salão de beleza, por ela se identificar com a área da estética, Ainatalí tem vontade de montar um estúdio fotográfico. “Sempre gostei de fotografias e ter um espaço para criar fotos artísticas e diferentes seria um bom negócio na minha cidade”, declarou.
Projeto
O projeto vai selecionar cinco mil jovens que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo. Visa dar oportunidade ao jovem se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal. Os jovens serão selecionados entre 18 a 29 anos de todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter o ensino médio completo.
Após a fase de seleção, os jovens irão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. 10% desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão nomeada pela Secretaria do Trabalho.
Cerca de 500 projetos mais viáveis irão receber assistência técnica por meio do Sebrae Empreendedor Individual (SEI) e vão receber por parte da Agência de Fomento do Estado (Desenvolve) um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil, que seja necessário para o negócio.
LEIA MAIS
+Lidas