Atualizada às 9h46
Estudantes do Instituto Federal de Alagoas, do campus de Marechal Deodoro, bloquearam na manhã desta segunda-feira (7) a entrada da unidade devido ao não pagamento das bolsas de pesquisa, extensão e auxílio alimentação. Eles prometem impedir a entrada de funcionários e professores que trabalham no local.
Segundo informações dos estudantes, a direção do campus afirmou que pagaria os valores, atrasados há cerca de seis meses, mas em seguida teria recuado.
Em nota, a assessoria de imprensa do Ifal informou que o atraso no pagamento de bolsas estudantis está ocorrendo porque o MEC ainda não liberou o repasse financeiro, impossibilitando os pagamentos em vários campus.
“Sobre a falta de pagamento das bolsas de assistência estudantil aos alunos do IFAL, a direção-geral do campus Marechal Deodoro esclarece que este problema não é exclusivo do campus. Neste momento, o IFAL está impossibilitado de pagar as bolsas em todas as suas unidades, pois o Ministério da Educação (MEC) ainda não efetuou o repasse financeiro para esta finalidade.
A Reitoria do Instituto Federal de Alagoas emitiu na sexta-feira (4) nota sobre a situação orçamentária e financeira da instituição, esclarecendo ainda que mantém contato permanente com o MEC para que a situação seja normalizada o quanto antes.
A direção-geral do Campus Marechal Deodoro se solidariza com os estudantes da instituição e também espera que o problema seja resolvido o mais rápido possível pelo Governo Federal, já que muitos alunos dependem exclusivamente das bolsas para se manterem em sala de aula”.
*Estagiário sob supervisão da editoria.
LEIA MAIS
+Lidas