por Luan Paz
No universo das plantas, há uma estrela que brilha com sabor e formato curioso, a carambola! Originária do Sudeste Asiático, essa fruta exótica conquistou o coração e o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo e hoje vamos conhecer um pouco mais da fruta-estrela.
LEIA TAMBÉM
A carambola, cujo nome científico é Averrhoa carambola, tem suas raízes na Malásia e na Indonésia, mas ao longo dos séculos, viajou por diferentes partes do mundo chegando no Brasil ainda no século XIX, no estado de Pernambuco e hoje está bastante difundida no país, sobretudo nas regiões Sudeste e Nordeste.
No Brasil, a carambola ganhou solo fértil e se adaptou como se fosse nativa. Com seu formato de estrela quando cortada, ela não só enfeita os pomares, mas também se tornou presença garantida nas feiras e mercados. A facilidade de cultivo em climas tropicais faz dela uma escolha popular para jardins brasileiros, não sei vocês, mas na minha casa tem uma caramboleira!
Além de ser uma fruta intrigante, pelo seu formato peculiar, a carambola também traz um arsenal de benefícios para a saúde: é rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e contribui para a pele. Mas, atenção: pessoas com problemas renais devem saboreá-la com moderação, já que a carambola contém substâncias que podem ser um desafio para os rins, além de conter substâncias que podem fomentar o surgimento de pedras nos rins.
Para quem pensa em plantar no jardim, os principais cuidados são: possua uma área que permita seu crescimento e desenvolvimento, pois é uma espécie arbórea. Adoram o sol, então dê a ela bastante luz direta. Certifique-se de que o solo seja bem drenado para evitar problemas nas raízes. E lembre de regar com moderação, pois a carambola não é fã de pés encharcados.
LEIA MAIS
+Lidas