O Governo de Alagoas vai dobrar a oferta de vagas em ensino integral para o Ensino médio na rede pública em 2018. Com a implantação da modalidade em mais 15 escolas em todo o Estado, o número de vagas no ensino integral entre o 1º e o 3º anos vai passar de 6.500 para 12.789 no próximo ano letivo, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), dentro do Programa Alagoano de Ensino Integral da Rede Pública Estadual (Palei).
LEIA TAMBÉM
O anúncio da implantação do ensino integral em mais 15 escolas do Estado foi feito na última segunda-feira (27) pelo vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa. “Quando o governador Renan Filho assumiu, não existia uma única escola em tempo integral funcionando no Estado. Em três meses de gestão, entregamos a primeira, a Marcos Antônio, no Benedito Bentes, e não paramos. Hoje são 35 e vamos iniciar o ano letivo com 50 unidades", disse o secretário.
Na capital alagoana, o número de vagas em ensino integral também vai dobrar. De 1.413 vagas oferecidas atualmente, serão 3.235 a partir do próximo ano letivo. Além disso, pela primeira vez em Alagoas serão oferecidas vagas em ensino integral para os alunos do 1º ao 9º ano. A partir de 2018, o ensino fundamental terá 960 vagas em ensino integral em cinco escolas de Maceió.
Segundo a diretora da Escola Estadual Vitorino da Rocha, Ana Cláudia Duarte, a novidade foi recebida com alegria por alunos e professores. “A proposta é ótima. Teremos que fazer as adaptações na estrutura e no corpo funcional, necessárias para garantir o acompanhamento dos alunos nas sete horas em que eles estarão na escola, mas com certeza teremos um ganho pedagógico enorme”, avaliou a diretora.
“O ensino integral abre um novo leque de possibilidades. As propostas de realização de oficinas e a prática de esportes fizeram os olhos dos alunos brilharem. Isso vai garantir que os alunos se sintam mais à vontade para permanecerem na escola, melhorando também seu aprendizado”, disse Ana Cláudia Duarte
A Escola Vitorino da Rocha conta hoje com 340 alunos e será a única a oferecer vagas em tempo integral para o Ensino Fundamental 1. Serão contemplados inicialmente 200 alunos da unidade, entre o 1º e o 5º ano. Para Lavínia, que tem 9 anos e é aluna o 4º ano, a oportunidade de ficar mais tempo na escola vai aproximá-la da realização de seus sonhos. “Vai ser muito bom. Vamos poder aprender mais e praticar esportes, fazer teatro e música. Eu sou uma das melhores alunas da minha turma e quero ser advogada ou médica. Não vou desistir”, disse Lavínia, entusiasmada.
Mãe de dois alunos da Vitorino da Rocha, dona Iraci Maria da Conceição também ficou satisfeita com a notícia de que as crianças terão mais atividades na escola. “Foi ótimo saber disso. Meus filhos agora vão ter mais tempo de estudo, vão poder praticar esportes e não vão ficar tanto tempo em casa, na televisão ou no telefone. Também não vão ficar na rua correndo risco de sofrer alguma violência. Eu gostei muito”, disse dona Iraci, que estava na escola para renovar a matrícula dos dois filhos para 2018.
As cinco escolas de Maceió que vão oferecer ensino em tempo integral são a Edmilson Vasconcelos Pontes (que já oferece ensino integral para o Ensino Médio), no Farol, com 80 vagas a partir do 6º ao 9º ano, Anaias de Lima Andrade, no Vergel, com 120 vagas do 6º ao 9º ano, Virgínio de Campos, na Ponta da Terra, com 240 vagas do 6º ao 9º ano, Vitorino da Rocha no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), com 200 vagas do 1º ao 5º ano, e Teotônio Vilela, também no Cepa, com 320 vagas do 6º ao 9º ano.
As demais escolas contempladas com o Palei em 2018 foram a Escola Estadual Professor Theonilo Gama, Escola Estadual Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral, Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo, Escola Estadual Drª Eunice Lemos Campos, em Maceió; Escola Estadual Rosa Maria Paulino da Fonseca, em Marechal Deodoro; Escola Estadual Inácio de Carvalho, em Coruripe; Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios; Escola Estadual Maria de Lourdes Santos da Silva, em Batalha; Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes, em Delmiro Gouveia; Escola Estadual de Xingó II – UNEX II, em Piranhas; e a Escola Estadual Fernandina Malta, em Rio Largo.
Pré-matrículas
A partir do dia 4 de dezembro, a Seduc inicia o período de pré-matrículas online para a rede estadual de ensino. O processo, que se estende até o dia 10, deverá ser feito por meio do site www.matriculaonline.al.gov.br e consiste no preenchimento de formulário eletrônico com os dados do(a) candidato(a) à vaga e opções de Unidade de Ensino pretendidas, que estarão listadas neste mesmo site.
Na realização da pré-matrícula online, os candidatos deverão informar os seguintes dados: nome completo do estudante; data de nascimento; sexo; CPF do estudante; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço de Email; nome da mãe e do pai ou responsável legal; declarar se é pessoa com deficiência; rede escolar de origem; ano/série/período pretendido; escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado; e selecionar até três opções de escola. Quando houver oferta de vagas na cidade do domicílio do estudante e este opte por outro município, não será disponibilizado transporte intermunicipal.
A consulta para confirmação estará disponível no mesmo endereço eletrônico, no período de 13 a 31 de dezembro de 2017. A matrícula presencial acontece de 2 a 5 janeiro de 2018, nas respectivas unidades escolares. Após a confirmação das matrículas na escola, haverá uma segunda chamada online no período de 10 a 12 de janeiro de 2018 das vagas remanescentes.
+Lidas