Três veículos de mídia da Espanha divulgaram, nesta segunda-feira (9), uma mensagem de ameaça terrorista atribuída ao Estado Islâmico. A rádio Cope e os jornais Às e Marca, todos de Madri, fizeram um alerta para possíveis ataques durante os jogos desta terça-feira (9) da Liga dos Campeões da Europa.
LEIA TAMBÉM
“Matem todos eles”, diz a mensagem, que foi tornada pública pela fundação Al-Azaim. O grupo difunde mensagens do grupo terrorista Estado Islâmico. A ameaça cita todos os estádios que receberão partidas.
Nesta semana, ocorrerão partidas no Emirates Stadium (Londres), Parque dos Príncipes (Paris), Cívitas Metropolitano (Madri) e Santiago Bernabéu (Madri). Segundo o Marca, autoridades espanholas receberam a ameaça e avaliam mudança de esquema de segurança.
Terrorismo na Europa
A Agência de Inteligência Francesa (DGSI) pediu mudanças no esquema de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris. Segundo a rádio francesa Europe 1, a sugestão foi realizada durante reunião com o ministro do Interior, Gérald Darmanin, nessa quinta-feira (28).
Após o atentado em Moscou, na Rússia, as autoridades francesas elevaram nível máximo de alerta de segurança. Segundo informações do veículo francês, manter o desfile dos atletas no rio Sena seria muito arriscado. Para evitar um novo ataque, o DGSI teria sugerido pensar em um “Plano B” para a cerimônia.
A abertura dos Jogos Olímpicos já foi modificada por questões de segurança. A cerimônia terá metade dos espectadores inicialmente planejados.
O esquema de segurança conta com 45 mil policiais e militares. Segundo dados do governo francês, serão 18 mil soldados franceses foram mobilizados para os 19 dias de competição, além de cerca de 35.000 policiais e militares.
Terça-feira (9)
Champions League – ida das quartas de final
Quarta-feira (10)
Champions League – ida das quartas de final
LEIA MAIS
+Lidas