Estado corrige queda no número de homicídios; redução ainda é a maior do Brasil

Publicado em 02/11/2016, às 13h10

Por Redação

Após a publicação do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no último dia 28, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública vai alterar, nesta quinta-feira, 3, os números de Alagoas. O Estado enviou novas informações de homicídios à instituição que fizeram com que o índice de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caísse dos 20,8% comemorados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) para 17,6%. Ainda assim, Alagoas continua sendo o Estado que mais reduziu o número de homicídios.

Os novos dados enviados são decorrentes da inclusão do número de mortes em confronto com a polícia, que não havia sido incluído nos dados anteriormente repassados pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.

Além de Alagoas, Rio Grande do Norte também terá seus números alterados.

“Existe o anúncio inicial que foi feito e existe um período de correção. A Secretaria de Segurança Pública identificou que no anúncio que foi feito, eles [o Fórum Brasileiro de Segurança Pública] não colocaram os autos de resistência. Então já foi notificado, eles vão incluir os autos de resistência e vai sair um novo número. O que eu posso garantir é que a maior redução de violência do país vai ser de Alagoas”, disse o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, em entrevista, nessa terça-feira, dia 1º, ao apresentador Oscar de Melo, do Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara.


Em nota, a SSP convocou uma coletiva para a próxima quinta-feira, 03, para dar detalhes e tirar dúvidas quantos aos números do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac).

Confira a nota:

O secretário de Segurança Pública, coronel Lima Junior, acompanhado pelo secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, juntamente com a chefia do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac)  concede entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), às 9h, na Sala de Situação do órgão, para dirimir quaisquer dúvidas a respeito dos dados enviados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e que tem causado interpretações duvidosas a respeito da lisura com a qual trabalha a Secretaria .

De antemão, assegura toda a credibilidade no que é desenvolvido pela equipe técnica e em todos os repasses tanto para a imprensa local, mensal ou anualmente, quanto nacional (atendendo às suas solicitações) distanciando a Secretaria de qualquer atitude que possa colocá-la em descrédito. Ressalta que a transparência é o carro-chefe da gestão e será mantida até o final.


Gostou? Compartilhe