Escovar os dentes previne até o enfarte

Publicado em 15/06/2023, às 20h01
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Por Minha Vida

A escovação como cuidado para evitar as cáries é bastante conhecida até das crianças, mas nem todo adulto conhece a importância do hábito para evitar o enfarte. Existem mais de 600 espécies de bactérias na boca e, caso não sejam combatidas, as toxinas liberadas por elas entram nos vasos sanguíneos e se espalham, podendo causar inflamações sistêmicas. Por esse motivo, a higiene bucal é crucial à saúde.

Para bebês e crianças, o recomendado são escovas com um grande número de cerdas e textura ultramacias, pois, como explica o Prof. Dr. Hugo Roberto Lewgoy, Professor do Curso de Especialização em Dentística da ABO, "As gengivas dos bebês e crianças são muito delicadas e sensíveis". A escovação é indicada assim que os dentes começam a aparecer, entre cinco e nove meses. Antes disso, massagens com o dedo da mãe podem fazer a higiene.

A escova ideal é aquela que foi desenvolvida especialmente para crianças. "A presença de uma cabeça pequena e anatômica, cerdas arredondadas e polidas e um cabo que se adapte facilmente às pequenas mãozinhas", explica o professor. É aconselhável que o responsável sempre cheque a escovação e, caso esteja sendo feita de maneira incorreta, mostre para a criança onde ela está errando e também o jeito certo. No entanto, é necessário

Gostou? Compartilhe