Escolas de Maceió têm apostado em palestras e diálogos no combate ao bullying e à violência dentro do ambiente escolar. O objetivo é estimular o respeito entre os alunos para que eles compreendam que essa prática não é aceita e deve ser evitada.
LEIA TAMBÉM
Após a lei 13.663, publicada em maio do ano passado, os colégios estão sendo obrigados a traçar estratégias para prevenção e combate a violências como o bullying, que afeta o convívio das crianças.
Em uma escola pública de Maceió, a tática é trabalhar com dinâmicas para que as crianças possam interagir sobre o assunto e entendam que o bullying é crime previsto em lei. A professora Cláudia Melo explica que o respeito e a necessidade de evitar certas brincadeiras é um dos temas trabalhados com as crianças.
“Um dos objetivos da dinâmica é estimular a empatia. Nós vivemos em uma sociedade que enxerga muito pouco o outro. Fazer com que essas crianças enxerguem a outra pessoa, vejam no outro importância é fundamental”, relata.
A psicóloga Paula Souza também salienta que os alunos precisam procurar falar sobre o assunto, dentro e fora das escolas, com a família.
“O bullying é algo que muitas vezes eles não conseguem relatar. A gente tá sempre tentando mostrar para eles que eles precisam falar. Se eles estão sofrendo alguma coisa, eles precisam encontrar alguém com que se sintam à vontade para falar”, relata.
Confira a reportagem completa da TV Pajuçara:
*Estagiária sob supervisão da editoria
LEIA MAIS
+Lidas