"Era um menino bom", diz vizinho que resgatou mãe de criança soterrada no Ouro Preto

Publicado em 23/03/2022, às 09h57
Johnny Alef ajudou no resgate da mãe de João Pedro | Gisélia Santos
Johnny Alef ajudou no resgate da mãe de João Pedro | Gisélia Santos

Por João Victor Souza

A morte do pequeno João Pedro, de apenas nove anos de idade, comoveu os alagoanos no início da manhã desta quarta-feira, 23. A forte chuva que cai desde a noite de ontem em diversos pontos de Maceió provocou o deslizamento da barreira, no Ouro Preto, que atingiu a residência da família da criança. O pai, a mãe e dois irmãos sobreviveram, porém o garoto foi "engolido" pela terra e foi encontrado sem vida.

O morador Johnny Alef, que reside numa casa situada na parte de cima da comunidade, contou à reportagem do TNH1 que foi um dos primeiros a chegar no imóvel destruído e atuar no resgate das vítimas. O homem disse que a mãe de João Pedro não havia conseguido sair da residência, pois estava com parte do corpo presa na estrutura que desabou. Ele e outros vizinhos conseguiram ajudá-la, porém João Pedro só foi retirado com o apoio dos bombeiros.

Ainda segundo Alef, que trabalha como eletricista, a energia da casa foi desligada pois havia a presença de cabos soltos energizados entre os escombros, com risco de descarga elétrica. Depois disso, ele pôde retirar a mulher da casa.

Foto: Gisélia Santos

"Os fios estavam soltos quando entrei, estavam energizados, estavam dando choque na mulher. Encontrei ela em cima da cama, com tijolos por cima da perna dela. Aí ela conseguiu ficar ajoealhada e conseguimos remover os tijolos. Felizmente ela sofreu só arranhões", destacou.

"Escoramos a parte lá com uma viga, um pedaço de madeira. Não tínhamos ainda visto o garoto. Aí quando os bombeiros chegaram e começaram a desenterrá-lo, nós ajudamos, eu e mais outros moradores", continuou o eletricista.

Foto: Gisélia Santos

Ainda segundo o morador, João Pedro era um menino tranquilo e a morte dele deixou a população do bairro aflita. "Ele era um menino bom, uma criança legal, gente boa. Brincava, mas também passava um bom tempo dentro de casa, era um menino tranquilo", afirmou. 

Para os moradores da localidade, a tristeza da perda da criança se mistura com o medo de outras tragédias, pelo risco de novas quedas de barreira que podem causar o desabamento de outros imóveis. "É triste. A gente fica preocupado também. Hoje infelizmente perdemos um menino", disse.

Foto: Gisélia Santos

O caso - O menino João Pedro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros sem vida ao ficar soterrado após a casa onde morava ser atingida pelo deslizamento de terra, no bairro Ouro Preto. A queda de parte da barreira aconteceu na Rua Lourival Aguiar Pessoa por volta das 5h30, e a vítima dormia com a família quando a casa foi parcialmente destruída.

"Estávamos todos dormindo e quando vi a casa já estava tomada pelo barro, tudo muito rápido. Ele era o mais novo da família, a alegria da nossa casa", lamentou Arthur, irmão de João Pedro, em entrevista ao Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara

Arthur contou ainda que a família reside na casa próxima à barreira há 20 anos e que até hoje nunca tinha acontecido nenhum tipo de acidente. Ele destacou também que não houve alerta por parte das autoridades competentes.

Gostou? Compartilhe