Os constantes investimentos realizados pela Equatorial Alagoas têm repercutido na melhoria da qualidade do fornecimento de energia para os mais de 1,3 milhão de clientes alagoanos. Nos últimos quatro anos, o investimento total realizado está na ordem de R$ 1,4 bilhões.
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Parte desses recursos foram aportados na infraestrutura energética e na automatização do sistema elétrico, por meio da aquisição de novos equipamentos modernos e inteligentes, que contribuem com a continuidade e confiabilidade do serviço. Como é caso dos “Religadores Automáticos”, equipamentos que ao perceberem falhas na rede elétrica, automaticamente isolam o trecho com defeito e impedem que a interrupção atinja uma área de maior abrangência.
Em Alagoas, a distribuidora já investiu cerca de R$ 15 milhões, somente na aquisição de mais de 200 religadores automáticos. Os equipamentos estão sendo instalados em pontos estratégicos de todos os municípios alagoanos.
De acordo com o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, os investimentos na automatização do sistema fazem parte do plano traçado pela Distribuidora para garantir uma boa prestação de serviço aos alagoanos e diminuir ocorrências de falta de energia.
“Quando a Equatorial chegou em Alagoas, em março de 2019, nos deparamos com uma rede elétrica muito precária. Por isso, traçamos um plano de investimento robusto para atender as necessidades do estado. Os resultados são positivos e perceptíveis do litoral ao Sertão de Alagoas. Essa é a grande missão da Equatorial e seguiremos trabalhando e investindo cada vez mais em obras, ações preventivas, uso de novas tecnologias e equipamentos estruturantes para garantir que todos os alagoanos recebem energia de qualidade”, menciona o presidente.
Comando remoto e menos tempo de interrupção
Os religadores automáticos possibilitam manobras de abertura e fechamento de redes à distância, a partir de um comando dado remotamente, pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial. Essa função permite que sejam realizadas transferências de carga, por caminhos alternativos, no caso de defeitos na rede ou quando é necessário efetuar um desligamento programado para obras de melhorias na rede elétrica.
Esses equipamentos também têm a função de proteger as redes de energia de defeitos transitórios, como por exemplo objetos sobre a rede, raios ou pássaros. Elas atuam de forma automática, de modo que, ao detectarem algum defeito na rede, eles executam manobras de interrupções rápidas, de poucos segundos, no fornecimento de energia, até que o defeito seja extinto.
Indicadores positivos
De acordo com um levantamento da Equatorial, os resultados das melhorias e de todos investimentos realizados pela Distribuidora, podem ser evidenciados pelos indicadores que medem a duração e frequência de interrupções de energia, desde a sua concessão no estado.
A Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que mostra o tempo médio em que os alagoanos ficam sem luz, reduziu 74% de março de 2019 a junho de 2023, saindo de 63,26h para 16,25h. De janeiro a junho de 2023, a Distribuidora já conseguiu reduzir mais de 2,52h o tempo médio de interrupção, comparado ao mesmo período de 2022.
Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que calcula a quantidade de vezes em que houve falta de energia no Estado, caiu de 19,32 para 6,95, o que representa uma diminuição de 64%, se compararmos de março de 2019 a junho de 2023.
“Não estamos medindo esforços para garantir a satisfação de nossos clientes. Continuaremos trabalhando para oferecer um serviço cada vez melhor aos alagoanos e para continuar fortalecendo o desenvolvimento de Estado de Alagoas”, afirmou o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.
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