A Equatorial Alagoas apresentou, nesta quarta-feira, 20, o plano operacional para garantir os serviços de qualidade no fornecimento de energia elétrica para a população durante as festas de fim de ano. Em evento realizado no bairro de Gruta de Lourdes, em Maceió, a distribuidora divulgou a estratégia para atender os alagoanos, do Litoral ao Sertão, no período do Natal e do Réveillon.
LEIA TAMBÉM
O "Plano Verão" da Equatorial Alagoas traz medidas como podas de árvores, termovisões, lavagem de isoladores, instalação e manutenção de religadores e reguladores de tensão, entre outras. As equipes da distribuidora também vão atuar para reforçar as inspeções em áreas turísticas, nas fiscalizações contra ligações clandestinas, e também no monitoramento noturno e nos feriados.
"A Equatorial preparou um plano de atuação nas festas de fim de ano. Ele começa ao longo de todo esse ano, a gente vem fazendo manutenções, investimentos na rede, inauguração de subestações, mas esse período carece de uma atenção especial, por ser realmente de festas, o Natal, o Ano Novo, um momento que queremos estar com a família e amigos. E temos um incremento de pessoas principalmente nos pontos turísticos do Estado. Elas se concentram nesses pontos", iniciou Thiago Attias, superintendente de operações da Equatorial Alagoas.
Thiago Attias dá detalhes do plano operacional da distribuidora para este ano (Crédito: TNH1)
"Por isso, a Equatorial monta o plano específico para incrementar equipes, supervisores, nosso centro de operação integrada que controla todo o estado, também é reforçado. E alocamos algumas pessoas em pontos estratégicos, onde eventualmente podemos fazer alguma manobra. Nesse período o trânsito também fica complicado, e para evitar dificuldades de deslocamento, já alocamos essas equipes nos pontos para qualquer necessidade", complementou.
Ainda de acordo com o superintendente, a Equatorial vai contar com um quadro de mais de 900 colaboradores para atender a população. "A gente vai estar atuando em todo o litoral, como também até o Sertão, com mais de 900 funcionários envolvidos. A gente tem grande parte do sistema supervisionado e telecomandado, onde conseguimos do centro de controle fazer uma intervenção em campo", disse ao destacar que serão 768 eletricistas, 75 técnicos de distribuição, 39 controladores e 45 profissionais entre engenheiros, líderes e analistas.
Ano de 2023 foi o de maior investimento - O presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, destacou durante o evento de apresentação do plano de contingência que o ano de 2023 foi o de maior investimento da distribuidora, o que garante a melhoria no fornecimento de energia.
Humberto Soares apresenta investimentos da Equatorial nos últimos anos (Crédito: TNH1)
"Foram 1,6 bilhão de investimentos realizados em 4 anos de atuação da Equatorial em Alagoas. Em 2023, foi o ano com maior investimento, mais de 500 milhões. Foram duas novas subestações nesse ano, sendo uma na Barra de São Miguel, que atinge também as cidades de Marechal Deodoro e de parte de Maceió, e outra em São Miguel dos Milagres, que reforça o serviço até Japaratinga. Aí foram 46 milhões investidos que trouxeram benefícios diretos para 207 mil habitantes em cinco municípios", disse.
Soares afirmou também que desde 2019 a Equatorial apresentou um crescimento de mais de 70% entre empregos diretos, próprios e fornecedores. A distribuidora reforça que o intuito é melhorar a condições de segurança, e elevar a qualidade do serviço.
O plano operacional faz parte do programa Energia Para Avançar, que tem ações para contribuir com o desenvolvimento do Estado.
LEIA MAIS
+Lidas