A Holanda teve a oportunidade de ser tornar nesta sexta-feira a primeira seleção classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022. Saiu na frente do Equador logo no comecinho da partida e só precisava manter a vantagem mínima para assegurar a vaga com uma rodada de antecedência.
LEIA TAMBÉM
Só que o time dirigido por Louis van Gaal não conseguiu segurar a volúpia sul-americana. Dominado durante toda a partida, tomou um gol ainda no primeiro tempo (que foi invalidado pela arbitragem por conta de um impedimento) e cedeu o empate nos primeiros minutos da etapa final. Depois, ainda contou com a ajuda do travessão para não tomar a virada.
Mesmo com a decepção do empate, a situação holandesa no Qatar-2022 ainda está bem tranquila. A do Equador, também.
As duas seleções dividem a liderança do Grupo A, com quatro pontos, saldo positivo de dois gols e três gols marcados. Na última rodada, prevista para terça-feira, ambos jogam pelo empate para garantir a presença nos mata-matas decisivos.
Na despedida, a Holanda medirá forças contra o anfitrião Qatar, que até já está eliminado. Já o Qatar fará um confronto direto pela vaga contra Senegal, que tem três pontos e ainda pode avançar entre os 16 melhores do Mundial.
O gol que mudou a história do jogo e que levou a definição sobre os dois classificados do Grupo A para a última rodada saiu aos 4 minutos do segundo tempo. Pervis Estupiñán recebeu a bola em condições de chutar pela esquerda e soltou uma pancada cruzada. O Andries Noppert fez uma grande defesa, mas não conseguiu empurrar a bola para longe do seu corpo. Antes que o arqueiro holandês pudesse se recuperar e agarrar a bola, Enner Valencia tratou de empurrá-la para dentro.
Número - Os últimos 6 gols do Equador em Copas foram marcados pelo mesmo jogador: Enner Valencia. O atacante do Fenerbahçe foi às redes três vezes no Brasil-2014 e já repetiu a dose no Qatar-2022. Com isso, ocupa a artilharia isolada da atual edição do torneio de futebol mais importante do planeta.
LEIA MAIS
+Lidas