Saúde

Entenda o que é sarcoma sinovial, tumor raro e maligno diagnosticado em esposa de Rodrigo Faro

CNN Brasil | 10/10/24 - 14h29
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A empresária Vera Viel, 48, esposa do apresentador Rodrigo Faro, 50, anunciou, nesta quinta-feira (10), um tumor raro e maligno em sua coxa esquerda, chamado sarcoma sinovial. A confirmação veio após uma série de exames recentes para investigar um nódulo.

De acordo com National Cancer Institute, dos Estados Unidos (EUA), o sarcoma sinovial é um tipo de câncer que afeta tecidos moles, como músculos ou ligamentos. Frequentemente, é encontrado nos braços, pernas ou no pé, próximo de articulações como pulso ou tornozelo. Também pode se formar em tecidos moles do pulmão ou do abdômen.

Esse tipo de câncer é raro. Nos EUA, ele é responsável por 5% a 10% dos tumores de tecidos moles. Para cada milhão de pessoas, uma a duas são diagnosticadas com sarcoma sinovial por ano. No Brasil, não há dados oficiais sobre a incidência do tumor.

Ainda não se sabe exatamente o que causa esse tipo de câncer, mas, segundo a Cleveland Clinic, centro médico acadêmico de referência nos EUA, ele pode estar associado a mutações nos cromossomos (estruturas em suas células que contêm todos os seus genes), que causam sua separação e, ao serem remontados, se formam da maneira errada. Essa mutação pode fazer com que as células não funcionem como deveriam.

Sintomas do sarcoma sinovial

O sarcoma sinovial se desenvolve gradualmente ao longo do tempo, podendo levar até dois anos para ser detectado. Nesse período, de acordo com o centro médico, o paciente pode não ter sintomas. Posteriormente, podem surgir manifestações clínicas na região afetada, como:

  • Caroço ou nódulo;
  • Dormência;
  • Dor;
  • Inchaço.

Ao notar esses sintomas, é importante buscar orientação médica para realizar uma investigação sobre a causa, já que os sintomas podem ser confundidos com outras condições que atingem as articulações, como artrite ou bursite.

Como o sarcoma sinovial pode ser diagnosticado?

O diagnóstico do sarcoma sinovial pode ser realizado por meio do exame físico, análise dos sintomas e do histórico de saúde. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem como raio-x, ressonância magnética, ultrassom e tomografia computadorizada.

Se forem detectados nódulos na região afetada, a biópsia poderá ser realizada. Nesse procedimento, o profissional retira uma pequena amostra de tecido do caroço e a envia para um patologista, que analisará as células em um microscópio para confirmar se é ou não um tumor.

Como é feito o tratamento do sarcoma sinovial?

O tratamento do sarcoma sinovial depende do estágio do tumor. Em casos iniciais, quando ele ainda não espalhou para outras regiões, ele pode ser retirado por cirurgia. Em alguns casos, a radioterapia pode ser realizada antes do procedimento para matar as células malignas.

Já a quimioterapia é indicada quando o sarcoma sinovial não pode ser completamente removido por cirurgia ou quando o tumor já se espalhou.