Enquete: maioria dos internautas acredita que metrô em Maceió resolveria problema do trânsito

Publicado em 18/04/2023, às 11h14
Imagem Enquete: maioria dos internautas acredita que metrô em Maceió resolveria problema do trânsito

Por TNH1

Após a ideia do designer alagoano Carlyson Oliveira ganhar as redes sociais, o TNH1 fez uma enquete parasaber: "o que você acha de um metrô em Maceió?" Com quase 24 horas com a enquete no ar, o maceioense pôde dar a opinião sobre considerar o "projeto" como um sonho, ou sobre avaliar como viável para desafogar o trânsito ou ainda sobre não encarar a sugestão como solução para superar as dificuldades com a mobilidade urbana.

Para a maioria dos internautas, a instalação de um metrô na capital alagoana poderia resolver o problema com o trânsito. Ao todo, 56,4% das pessoas acreditam que o novo meio de transporte acabaria com os grandes engarrafamentos na cidade. Já 31,9% avaliam a ideia como um sonho, ainda distante da realidade. Outros 11,7% consideram que a sugestão melhoraria, mas não solucionaria os transtornos com o tráfego de veículos.

Ideia repercutiu nas redes sociais - Em publicação no Twitter, o designer Carlyson Oliveira criou um mapa visual com as principais rotas para o metrô em Maceió, incluindo as principais baldeações e os fluxos mais comuns da capital. O alagoano até criou o sistema de anúncios de paradas e integrações, utilizando uma inteligência artificial para formular os avisos sonoros. A atenção aos detalhes impressiona, ao ponto de uma estação proposta para o bairro do Pinheiro estar interditada devido aos afundamentos de solo ocorridos na região.

O projeto conta com cinco linhas, todas identificadas por cores. A vermelha, por exemplo, “corta” a cidade ao meio, do Aeroporto à Jatiúca, no mesmo eixo da Avenida Fernandes Lima. A verde, por sua vez, vai de Ipioca ao Pontal, percorrendo a orla da capital. Carlyson, no entanto, esclarece que não fez “nenhum estudo de mobilidade urbana”, tendo proposto apenas uma “exploração visual” da ideia.

Gostou? Compartilhe