Profissionais da enfermagem de Alagoas fazem protesto, na manhã desta sexta-feira, 9, na orla de Ponta Verde, pela derrubada da liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a lei que fixou o piso da categoria. A manifestação também reivindica a aprovação das fontes de custeio para implantação do piso salarial nacional da enfermagem. Os manifestantes devem sair em caminhada pela Avenida Sílvio Carlos Viana em direção ao Marco dos Corais.
LEIA TAMBÉM
O piso nacional, que passaria a valer a partir de hoje, dia 08 de setembro, teve sua aplicação suspensa pelo ministro Luís Roberto Barroso, no último domingo (4). A Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que representa hospitais e santas casas, entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade pedindo a derrubada do projeto.
Ao suspender a aplicação do piso por 70 dias, o ministro alegou que pode haver prejuízo no atendimento em unidades hospitalares públicas e privadas com o "risco concreto" de demissão em massa de profissionais e de redução de oferta de leitos.
Na última terça-feira, uma comissão de trabalhadores, lideranças sindicais e políticos estiveram reunidos com o ministro, na tentativa de apresentar os números que comprovam a viabilidade da lei.
Em Alagoas, o Sindicato dos Hospitais também entrou no Tribunal de Justiça do estado com uma ADIN pedindo a suspensão da aplicação do piso estadual, sancionado pelo então governador Renan Filho, no começo do ano. A Ação será julgada pelo TJ para apreciar o mérito da ação.
“Estamos prestes a eleger vários políticos e se eles não sentirem o peso da categoria, não serão a força que precisamos neste momento tão decisivo”, ressaltou Mário Jorge Filho, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem – Sateal.
LEIA MAIS
+Lidas