Empresários reclamam de Pizza do Faustão e desistem de abrir franquias

Publicado em 05/03/2024, às 16h28
Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

Por Noticias da TV

Fausto Silva deu seu nome para uma franquia de pizzarias, a Pizza do Faustão, inspirada no famoso quadro do Domingão do Faustão (1989-2021), da Globo. Empresários que pretendiam investir no negócio desistiram por medo de perder valores muito altos, até R$ 450 mil. A franquia usa o nome de Faustão como o maior pilar, mas essa força não foi o suficiente para fisgar alguns dos interessados.

Notícias da TV apurou que a principal queixa é de que a Pizza do Faustão vende a marca como apenas um nome, sem dar aos investidores a chance de experimentar o próprio produto antes das inaugurações. É esperado que ao menos cem lojas sejam abertas em 2024 em São Paulo.

Além disso, outros Estados brasileiros precisarão esperar até o segundo semestre de 2025 pela expansão das distribuidoras --mas os investidores têm de pagar um adiantamento para reservar as "melhores regiões" onde pretendem abrir a pizzaria. A reportagem conversou com três empresários que estavam animados com a proposta, mas desistiram pela insegurança.

"Sou do Tocantins, mas preciso fazer adiantamento para segurar a minha região. A primeira entrada é de R$ 90 mil, mas vai ficar parado o dinheiro todo esse tempo? Mesmo que seja para segurar a região e ter uma taxa mais acessível", indaga um deles, que preferiu não se identificar.

O segundo investidor afirma que precisaria experimentar a famosa pizza antes de apostar parte de seu dinheiro na franquia. Segundo ele, a empresa enviou o produto para influenciadores, porém não se comprometeu a apresentar para os empresários. O motivo para a negativa é que a franquia ainda não tem nenhuma loja aberta para preparar o prato.

"Os famosos não receberam as pizzas? Por que nós não? Eles repostaram", reclama ele. "Existem outras pizzarias como Pizza Hut e Domino's. Mas você abrir uma Pizza do Faustão dessa qualidade, que não é a do mesmo chefe que apresentava na televisão, não é o que eu esperava", acrescenta.

Marcos, um empresário que pretendia abrir uma franquia em Brasília --e pediu para que seu sobrenome não fosse divulgado--, também não sentiu segurança em ter que desembolsar R$ 90 mil para assegurar a exclusividade no bairro desejado. "Eu tive um problema com outra franquia que eu mexia, porque eu era dono de uma, e minha cidade cabe apenas duas franquias, então não entraram em contato comigo para abrir uma segunda", lembra, desconfiado.

Como funciona a Pizza do Faustão? -  A Pizza do Faustão quer ser uma franquia de pizzarias e firmar autoridade no mercado a partir de 2024. A empresa espera abrir no mínimo cem lojas no próximo ano, mas o foco inicial é no Sudeste. A partir do segundo semestre de 2025, as distribuidoras observarão as demandas de outras regiões do Brasil para levar a franquia para os demais Estados.

Os interessados em abrir um empreendimento com a marca do ícone da televisão brasileira têm a opção de desembolsar entre R$ 245 mil e R$ 450 mil para o investimento. O faturamento médio prometido é de R$ 150 mil. A Pizza do Faustão apresentou três opções de loja, a maior tem capacidade para atender até 40 clientes presencialment, e serviço delivery por aplicativo próprio e iFood.

As receitas das pizzas são do chef Massimo Ferrari, com quem Faustão lançou um livro em 2012. A massa chega pronta nas franquias, e os funcionários precisam misturar apenas água e óleo para a operação, sem necessidade de contratação de um pizzaiolo. Os ingredientes também serão enviados nas proporções certas para cada unidade.

A Pizza do Faustão ainda promete um "marketing de ponta" para fazer a divulgação funcionar: são planejados envios de pizzas para influenciadores e personalidades famosas, na esperança de tornar o produto visado, além anúncios semanais na televisão no Programa do João, na Band.

O primeiro centro de distribuição da franquia será inaugurado em janeiro, e as lojas virão a seguir. A empresa diz que escolhe com cuidado os investidores e que prioriza pessoas que já têm experiência com franquias.

Gostou? Compartilhe