Uma empresa francesa quer vender passeios de balão pela estratosfera até 2025. Quem estiver interessado já pode até reservar um assento no voo com vista privilegiada da Terra (spoiler: o preço da passagem também é “estratosférico”).
LEIA TAMBÉM
A ideia é de uma startup chamada Zephalto. A promessa é levar os clientes para jantar literalmente no topo do mundo.
Como é o balão espacial
O processo de subida até a estratosfera levará em média uma hora e meia, diz a empresa. Após chegar na altitude máxima, os passageiros poderão aproveitar a viagem por até três horas, com direito a comodidades como pratos gourmet e carta de vinhos. O percurso de volta também leva 90 minutos.
Em entrevista ao Bloomberg, o fundador da startup, Vincent Farret d’Astiès, revelou que os viajantes poderão enxergar a curvatura do planeta. Para entregar essa experiência diferenciada, o balão terá capacidade de superar 25 mil metros de altitude (mais que o dobro de um avião de passageiros).
"Escolhemos 25 km de altura porque é a altitude em que você está na escuridão do espaço, com 98% da atmosfera abaixo de você, para que você possa apreciar a curvatura da Terra na linha azul. Você está na escuridão do espaço, mas sem a experiência de gravidade zero", disse Vincent Farret d’Astiès, fundador da Zephalto.
Quanto custa o passeio?
O valor da reserva será para o bolso de poucos. Segundo as informações do Bloomberg, a viagem sai pela bagatela de 120 mil euros por pessoa. Para ter uma ideia, isso é mais que R$ 670 mil na cotação atual.