Empresa de Arapiraca é premiada por projeto que reutiliza mantas na agricultura familiar

Publicado em 29/10/2019, às 11h36
Imagem Empresa de Arapiraca é premiada por projeto que reutiliza mantas na agricultura familiar

Por Assessoria

Arapiraca, 29 de outubro  de 2019 – A Agreste Saneamento foi premiada durante o 3º. Seminário Iguá de Inovação e Boas Práticas, realizado em Atibaia, no interior paulista. A concessionária recebeu o prêmio na categoria Gestão, pelo desenvolvimento do projeto de reaproveitando da manta de polipropileno na agricultura familiar, em Arapiraca.  No total, a empresa concorreu com 16 projetos, nas categorias Gestão, Operação e Clientes.

A manta GEOBAG de polipropileno com proteção UV é utilizada no tratamento de água e na agricultura é colocada diretamente sobre o solo, permitindo o cultivo de mudas, com passagem de água e luminosidade para o solo, favorecendo a produtividade e reduzindo os gastos com a manutenção da plantação. O método, pioneiro favorece a produtividade, além de reduzir os gastos com a manutenção do plantação.

Não é necessária nenhuma estrutura de sustentação. A manta impede a ação de insetos e pragas e permite a passagem dos raios solares e da água, segundo o técnico agrícola, José Anderson Soares, possibilitando assim, a criação de um microclima ideal para o bom desenvolvimento das plantas.

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Agreste foi iniciada em julho de 2018, com a realização dos primeiros testes no campo para análise da viabilidade técnica do projeto. Atualmente, a técnica já está sendo utilizada em cinco propriedades rurais, na produção de hortaliças folhosas. A manta é doada pela Agreste Saneamento para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que repassa aos produtores interessados e realiza o acompanhamento técnico do plantio.

 A Agreste Saneamento também recebeu outro prêmio na área de gestão, graças a utilização de aplicativos de smartphones que geram otimização do serviço e redução do uso de papel nas atividades administrativas.

Com cerca de 160 participantes, o Seminário de Inovação e Boas Práticas abordou temas como sustentabilidade, inovação, água, saneamento, entre outros. O evento é realizado anualmente  com o objetivo de compartilhar novidades do mercado e ideias inovadoras implementadas pelas  operações do Grupo Iguá.

Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 230 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Sanemento: A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Gostou? Compartilhe