Quanto tempo se leva entre tirar uma ideia da cabeça e criar seu próprio negócio? A pergunta de milhões não tem resposta certa. Mas em Alagoas, um programa ajudou empreendedores a sair do zero e lançar a própria empresa, em apenas quatro meses.
LEIA TAMBÉM
O case de sucesso é um entre os 14 negócios que integram a exposição Empreendedores que Aceleram, aberta no Parque Shopping Maceió até 7 de março.
O evento marca a conclusão da primeira turma N3 Acelera, um programa de empreendedorismo criado pela N3 Coworking - espaço compartilhado de trabalho, localizado no shopping.
As criadoras do programa, as sócias Margíria Mercia e Aniete Rocha, contam que a exposição foi instalada no mall da praça de alimentação e apresenta em painéis todos os negócios criados ou acelerados durante a formação.
São serviços e produtos de diversas áreas, todos preparados para entregar o melhor resultado ao seu público consumidor.
"Serviços de tecnologia, desenvolvimento humano, assessoria acadêmica, consultoria imobiliária, construção e arquitetura. Serviços na área de saúde, marketing e fotografia. Vamos também apresentar produtos diferenciados, como camarão de cultivo saudável, personalização de presentes e até produtos financeiros. É um mix muito interessante", conta Margíria.
CASES DE SUCESSO
Em quatro meses de programa, as sócias contam que se depararam com histórias motivadoras, como a de Evelyn Nascimento, assistente social. Com experiência em gestão e projetos, a profissional tinha vontade de ter seu próprio negócio, mas não sabia como começar.
Ao fim do programa, abriu sua empresa de consultoria para desenvolvimento estratégico de negócios por meio das pessoas. "Foi a participante que mais acelerou, literalmente", entusiasma-se Aniete.
"Ela tinha ótima formação, experiência em gerir equipes, metodologia para criar processos ágeis em empresas, ou seja, tinha tudo. Então aprendeu a sistematizar as etapas e se lançou ao mercado junto com uma sócia", completa a co-criadora da N3 Acelera.
Outra história é a da enfermeira Isabel Azevedo, que se formou na profissão, mas sentia que sua idade já não permitia encarar a dura jornada de trabalho em hospitais. Capacitou-se em perfuração auricular humanizada e terapias de alívio da dor.
Durante o programa de aceleração, decidiu oficializar seu serviço, feito em domicílio: perfura de brincos em bebês e body piercings em adultos, com técnicas gentis, empatia, paciência e seguindo rigorosos protocolos sanitários.
"Cada um dos empreendedores já tinha uma gama de conhecimentos em sua área. Na Acelera, nós estruturamos as trilhas em áreas como gestão, finanças, vendas, formalização, RH e comunicação, que completam o que eles precisam para alavancar. O sucesso foi total", diz Margíria, comemorando os resultados.
A exposição Empreendedores que Aceleram ficará instalada no mall da praça de alimentação do shopping até o dia 7 de março. O objetivo é gerar mais networking em torno dos negócios acelerados pelo programa, abrindo possibilidades de interação e, claro, realização de bons negócios.
Serviço
O quê: Exposição Empreendedores que Aceleram
Quando: Aberta até 07 de março.
Onde: Praça de Alimentação do Parque Shopping Maceió, Cruz das Almas, Maceió-AL
Informações: (82) 98863-0400 | @n3coworking
+Lidas