Para inaugurar as estátuas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Hollanda, hoje na orla de Maceió, não poderiam faltar os familiares e amigos dos dois expoentes de nossa literatura.
Maceió 200 anos: Graciliano e Aurélio Buarque agora "estão" orla de Maceió
Artista levou 5 meses para esculpir "Mestre Graça" e "Aurélio Buarque"
A cerimônia foi marcada pela emoção de familiares. Sem palavras, o filho de Aurélio Buarque, Aurélio Baird, silenciou diante da estátua do pai. Depois de se recompor, relembrou: não sou dado a palavras como meu pai, mas lembro que ele falava de Alagoas sempre com muito carinho", disse, ainda emocionado.
Para o jornalista Audálio Dantas, amigo de Graciliano Ramos, o reconhecimento foi importante já que o escritor nunca foi reconhecido pela sua contribuição ao país. “Até hoje Alagoas ainda não tinha reconhecido a importância de Graciliano Ramos, não só para a história do Estado, mas do país", disse.
Neto do "Mestre Graça", Ricardo Ramos falou sobre a importãncia da homenagem, e comemorou: "agora Graciliano está de volta à sua terra".
Veja no vídeo o discurso de Ricardo na íntegra:
Luiza Ramos, filha de Graciliano, se disse surpresa com a riqueza de detalhes da escultura.
"Não imaginei que a estátua parecesse tanto com ele. Estou profundamente emocionada com a homagem".
Justiça - Para o jornalista Audálio Dantas, amigo de Graciliano Ramos, a homenagem é importante e compensa uma antiga falta de reconhecimento ao escritor alagoano, um dos maiores nomes da literatura brasileira.
“Até hoje Alagoas ainda não tinha reconhecido a importância de Graciano Ramos, não só para a história do Estado, mas do país", disse.
LEIA MAIS
+Lidas