Emoção: adolescentes escrevem para idosos e vão até abrigo fazer a leitura das cartas

Publicado em 18/10/2022, às 11h24
Adeildo Lobo/TJAL
Adeildo Lobo/TJAL

Por TNH1 com Assessoria TJAL

Nesta segunda-feira (17), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu a sexta edição do tradicional projeto "Adote um Idoso", realizado no Lar de Idosos São Vicente de Paulo. A campanha tem como objetivo o compartilhamento de experiências e aprendizados entre os idosos do abrigo e estudantes de escolas contempladas pelo programa. 

Na edição desse ano, cerca de 20 adolescentes escreveram cartas para cada um dos idosos. As palavras foram lidas pelos próprios estudantes, diretamente para o idoso para quem foram escritas. Os senhores do abrigo se emocionaram com o momento de carinho e aconchego, enquanto os alunos ouviam atentamente as histórias que alguns contavam sobre suas juventudes. 

"Esse tipo de oportunidade anima muito a gente, faz a gente conhecer gente bacana e também conversar. Acho ótimo falar com esses jovens que ainda têm tanto o que aprender. A vida nos ensina muita coisa", disse o senhor Josival Valença, de 70 anos. 

Josival contou ainda que chegou há menos de uma semana no abrigo e o projeto funcionou como uma espécie de festa de boas-vindas. Ele disse também que espera ansioso pela próxima edição da campanha, para que possa ter novamente a chance de conhecer novas pessoas e compartilhar um pouquinho da vida.

Além da leitura das cartas dos estudantes, os idosos do Lar São Vicente de Paulo foram agraciados com apresentações musicais de Irina Costa, cantora e diretora do Centro de Cultura e Memória, e de Ascânio Gama, servidor do Judiciário. 

Para a estudante Alessandra Vitória, de 14 anos, o momento foi marcante pela oportunidade de dar conforto a esses idosos, recebendo em troca ótimas histórias de vida. 

“A experiência foi maravilhosa, eu saio daqui muito feliz em ter dado conforto a alguém que já viveu tanto e passou por tanta coisa. Na carta que eu escrevi para o senhor Heinz, disse que espero que ele continue a avançar e viver experiências boas. O dia de hoje com certeza é uma delas”, concluiu a estudante. 

O Programa Cidadania e Justiça na Escola também realizou doações de mantimentos e itens de higiene pessoal ao Lar São Vicente de Paulo.

Gostou? Compartilhe