Em video, morador mostra água suja que sai de torneira em Paulo Jacinto; assista

Publicado em 09/03/2019, às 12h05
Imagem Em video, morador mostra água suja que sai de torneira em Paulo Jacinto; assista

Por João Victor Souza

Moradores do município de Paulo Jacinto, na Zona da Mata de Alagoas, reclamam da má qualidade da água que chega às torneiras de suas residências. Em um vídeo encaminhado ao Portal TNH1, na manhã deste sábado (09), o motorista Caíque Calixto, que mora na cidade há mais de dez anos, mostrou que a água que sai da torneira da pia do banheiro apresenta cor escura, causada por sujeiras.

Veja o vídeo:

O morador reforçou que a situação é constante e que há mais de dois meses não chega água limpa em sua casa. “A gente ainda passa dias sem água, e quando chega é dessa forma. Quando tem, é água suja”, afirmou.

Caíque também destacou que ao lavar suas roupas, já chegou a manchar três camisas de cor branca por conta da tonalidade da água. "Não tem como tomar banho, nem escovar o dente. Todos os moradores reclamam, isso acontece na parte baixa e na parte alta da cidade. A Casal não trata a água e ela chega desse jeito. Um absurdo", reclamou.

O TNH1 entrou em contato com o núcleo da Casal no município e foi informado que a companhia de saneamento realiza um abastecimento por rodízio devido ao período de estiagem. Por conta disso, as tubulações podem acumular impurezas que se espalham na água quando é retomado o fornecimento.

“São três localidades que o rodízio acontece. Quando uma parte se fecha, a outra fica funcionando. A parte que se fecha geralmente resseca a tubulação e quando é aberta, toda a sujeira acaba indo junto com a água, por conta da pressão. Mas nós abrimos a descarga para eliminá-las, e ela volta a normalizar em seguida", explicou Ênio Ferro, responsável pelo núcleo em  Paulo Jacinto.

"Por eventualidade, pode acontecer do usuário abrir a torneira no momento em que ainda não foi feita a limpeza. Mas é coisa rápida”, continuou.

Caíque discordou do posicionamento da companhia e reafirmou que as sujeiras não são eliminadas rapidamente. "Como falei antes, são dois meses que vivemos nessa situação. Isso é conversa", finalizou.

Gostou? Compartilhe