Em um dia, choveu 10% do esperado para o mês de abril em Alagoas

Publicado em 02/04/2025, às 11h20
Cortesia/Caio Lui
Cortesia/Caio Lui

Por TNH1

A chuva que cai desde a última noite, com intensidade maior no início da manhã desta quarta-feira (02), levou os alagoanos que residem em cidades litorâneas e da Zona da Mata a enfrentarem dificuldades para sair de casa. Ruas alagadas, trechos intransitáveis e rajadas de vento trouxeram transtornos para a população.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), o município mais atingido pela chuva foi Porto Calvo, com 50 milímetros nas últimas 24 horas. Em Maceió, os pluviômetros registraram 42mm.

A meteorologista Fernanda Liz explicou que em um dia já choveu 10% do que era esperado para todo o mês de abril. "A expectativa para todo o mês é que tenhamos 200 milímetros de chuva no Litoral, 190mm em Maceió e 150mm na Zona da Mata. Então, em 24 horas, entre os dias 1 e 2, já tivemos um número elevado", disse em entrevista ao TNH1.

Ainda de acordo com a meteorologista, Alagoas pode amanhecer com chuva nesta quinta-feira (03). A previsão é de que o tempo chuvoso se estenda para Agreste e Sertão, mas em intensidade menor.

"Hoje tivemos um volume maior de chuva principalmente no Litoral Norte e na Zona da Mata, também no norte. Nas próximas horas essa chuva vai seguir para o outro lado do estado, só que com menos força", reforçou.

MONITORAMENTO

Segundo a Defesa Civil de Maceió, que monitora a situação, apenas uma ocorrência sem gravidade mobilizou as equipes durante as últimas 24 horas. Apesar disso, há o alerta para risco de deslizamentos de terras, caso as pancadas de chuva continuem ao longo do dia, como prevê a meteorologia.

A orientação para a população que mora em áreas que não trazem segurança a procurar abrigo. "As equipes do órgão estão em campo e, em caso de necessidade a população deve acionar a Defesa Civil ligando para 199", destacou nota enviada à imprensa.

AVISO METEOROLÓGICO

O aviso meteorológico, divulgado na manhã desta quarta-feira (02), pela Semarh-AL, indica a possibilidade de novas pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos no Litoral, com maior intensidade para metade norte, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e parte do Agreste. 

Além da previsão de chuvas, a Semarh-AL destacou que o período deve ser acompanhado por rajadas de vento em pontos isolados. O aviso meteorológico pode se estender até a quinta-feira (03), pois a expectativa é que a chuva continue a atingir as regiões, ao menos, pelas próximas 24 horas.

CONDIÇÕES SINÓTICAS

"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera favorecem a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral, Zona da Mata e Agreste, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos", explica a Semarh-AL.

RISCOS ASSOCIADOS

"A formação de nebulosidade convectiva poderá favorecer a ocorrência de rajadas de vento, aumentando o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas. As pancadas de chuva podem provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana. Até o momento não há risco de elevação dos principais rios e lagoas do estado de Alagoas", continua o comunicado.

Gostou? Compartilhe