Em Salvador, Prefeitura proíbe venda e consumo de bebidas em espaços públicos do Rio Vermelho e Itapuã

Publicado em 17/12/2020, às 12h35
Foto: reprodução redes sociais
Foto: reprodução redes sociais

Por G1/BA

O prefeito ACM Neto anunciou uma série de medidas relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos em Salvador, nesta quinta-feira (17). Entre as principais, está a volta do horário normal de funcionamento de bares e restaurantes do Rio Vermelho e Itapuã.

Os dois bairros estavam com restrição de encerramento às 17h, das sextas-feiras aos domingos. A partir desta sexta (18), eles poderão voltar a funcionar com o horário vigorado pela pandemia.

Neto também proibiu a comercialização e o consumo de qualquer tipo de bebida em espaços públicos dos dois bairros das sextas-feiras aos domingos, das 17h às 7h. A prefeitura fará fiscalização e apreensão de material em ambas as localidades. O comércio e consumo de comidas está liberado.

Outra determinação foi a proibição, para bares e restaurantes, de vender comida e bebida para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas, quanto nas áreas externas, dos estabelecimentos do Rio Vermelho e de Itapuã.

Sobre os mesmos bairros, o prefeito também determinou que os comerciantes faça a delimitação física de seus bares, para que fique explícito quais mesas e cadeiras pertencem a cada estabelecimento. Segundo ele, a medida é para que haja mais facilidade na fiscalização e responsabilização por eventual descumprimento de algum dos comércios.

O descumprimento dessas medidas implicará na suspensão do alvará de funcionamento por tempo indeterminado.

Neto também autorizou ampliação do horário de funcionamento de salões de beleza, barbearias e similares, do período natalino até o dia 31. Com isso, os estabelecimentos poderão funcionar das 9h às 20h, de segunda-feira a domingo.

O prefeito também explicou que há um plano em execução para alongar a oferta do transporte público, de maneira que o serviço se adeque ao novo horário de funcionamento dos shoppings, centros comerciais, comércio de rua, salão de beleza, barbearias, entre outros.

Há dez dias, o prefeito anunciou que a orla da Barra será fisicamente interditada no dia 31, para evitar aglomerações na virada do ano. Nesta quinta, Neto detalhou que essa restrição será a partir das 17h. Os estabelecimentos que ficarem dentro da zona de interdição não poderão funcionar.

Gostou? Compartilhe