Em depoimento à polícia, idoso diz ver 'demônios' em animais que maltratava

Publicado em 08/01/2020, às 12h05
Cortesia ao TNH1
Cortesia ao TNH1

Por João Victor Souza

Benedito Gomes, o idoso de 65 anos filmado agredindo um cachorro na porta de um supermercado em São Miguel dos Campos, prestou esclarecimentos à polícia na manhã desta quarta, 08, após ter sido capturado no Centro da mesma cidade. Ele alegou que comete maus-tratos a animais por ouvir vozes de que os bichos representam o mal, o que fez a polícia suspeitar da sanidade mental do homem. 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da OAB/AL, da subseção de São Miguel dos Campos, Felipe Frazão, esteve na delegacia da cidade e acompanhou o depoimento do agressor. O idoso confirmou os maus-tratos e contou que já havia ferido cinco ou seis cachorros na cidade.

"Ele fala que age para se defender, pois ouve vozes de que cães e gatos são "demônios". Ele diz que acende velas para dormir, pois vive ouvindo essas vozes. O que pode demonstrar um distúrbio mental", explicou Frazão que também destacou que Benedito mora sozinho numa residência.

Segundo o advogado, o homem carregava pedras no bolso da bermuda no momento da detenção. "Ele confirmou que guardava as pedras para arremessar nos animais. O guarda-chuva que ele usava para machucar os cães também foi apreendido", afirmou Frazão.

Para a polícia, o idoso relatou que já chegou a ser internado num hospital psiquiátrico quando jovem. Diante das declarações, o delegado João Marcello de Almeida vai requisitar um exame para saber as condições psiquiátricas do suspeito.

"O delegado vai ver uma forma, junto com o Ministério Público e Poder Judiciário, para que o Benedito faça um teste de sanidade mental. Para saber se ele deve ser internado e retirado do convívio com a sociedade", relatou o advogado que ainda reforçou que o resultado do teste deve sair antes do julgamento.

O processo foi encaminhado ao juizado criminal após a emissão do Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) na delegacia. Caso seja constatado que o idoso não possui problemas psiquiátricos, ele deve responder na Justiça pelos maus-tratos. 

O caso

Um vídeo gravado por um popular, no último dia 3, mostra a agressão cometida por Benedito Gomes a um cachorro que estava na frente de um supermercado em São Miguel dos Campos. O cão não reagiu ao ataque e o idoso deixou o local com um sorriso no rosto. A cena revoltou internautas e as imagens foram compartilhadas nas redes sociais. 

Gostou? Compartilhe