No último sábado, Maceió ganhou os holofotes ao ser anunciada como tema da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. O samba-enredo terá como personagem Rás Gonguila, um maceioense apaixonado por carnaval e que deixou sua marca na capital alagoana. As belezas e a cultura da cidade serão mostradas durante o maior desfile de carnaval do País, apresentado por uma das escolas de samba mais tradicionais.
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A notícia deixou o trade turístico animado. Sendo uma das principais atividades econômicas do estado, o turismo movimenta milhões todos os anos e gera emprego e renda para a população. Ao ser tema de uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba do país, o Brasil e o mundo voltarão seus olhos à capital alagoana.
“Ações promocionais desse tipo são feitas com frequência, quando o destino é escolhido para sediar uma novela ou um filme. A gestão pública investe na estrutura que possibilita esse tipo de ação. Com isso, o destino ganha visibilidade, o que é imprescindível para atrair mais turistas”, explica Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention Bureau.
Ele reconhece ainda a importância de investimentos em áreas estruturantes para a cidade, mas destaca que uma ação promocional não inviabiliza melhorias em setores como saúde, educação e infraestrutura, uma vez que, com o aumento do turismo, aumenta-se também o número de empregos e, consequentemente, a arrecadação de impostos. “Com a movimentação econômica gerada pelo turismo, o poder público arrecada mais impostos e tem mais recursos para investir nas áreas estruturantes e que são muito importantes para a população. Hoje, o turismo é uma das principais atividades de Maceió, e quanto mais turistas tivermos em nossa capital, mais recursos o poder público terá para investir”.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis em Alagoas (ABIH/AL), André Santos, o público de turistas que vem à Maceió é predominantemente nacional. A visibilidade que a capital alagoana terá sendo enredo da agremiação durante o carnaval do Rio de Janeiro em 2024 é algo inédito e que promete atingir não apenas o público nacional como também o estrangeiro. “É uma estratégia de marketing e promoção nunca realizada e diferenciada, que se soma com as demais estratégias comerciais que vêm sendo desenvolvidas para promoção e comercialização do destino junto às operadoras e companhias aéreas”.
Para o presidente da Abrasel Alagoas, Marcus Batalha, ações de atração turísticas são sempre bem vindas. “Somos apoiadores de ações que aceleram ainda mais o turismo em nossa capital. Cidade cheia é sinônimo de mais emprego e geração de renda, que converge para a população. A gastronomia alagoana faz parte da nossa cultura e será gratificante ver o mundo conhecendo um pouco mais da nossa capital de belíssimas praias e tantas riquezas e histórias”, ressalta.