O prefeito Rui Palmeira garantiu, nessa terça-feira (04), R$ 6 milhões para a execução de obras emergenciais que vão minimizar os danos causados pelas chuvas na capital. Rui esteve em Brasília, onde reuni-se com os ministros da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e dos Transportes, Maurício Quintella.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o prefeito, a garantia do recurso foi dada pelo ministro Hélder Barbalho para obras em cinco áreas críticas de Maceió. “Ficamos de fechar outras 20 áreas e encaminhar o relatório, no final dessa semana, para o Ministério da Integração. Estamos aguardando esse recurso para minimizar os danos causados pelas chuvas e eliminar as chances de novos deslizamentos, fazendo a contenção de encostas, restabelecimento de barreiras e drenagem, o que vai minimizar os riscos em áreas, que são criticas”, disse Palmeira.
Na oportunidade, o líder do Executivo Municipal também discutiu a repactuação do convênio para execução de obras de mobilidade urbana em vias federais de Maceió. O convênio atual inviabiliza o investimento federal nas vias.
“Falamos sobre o convênio que abrange as avenidas Fernandes Lima e a Durval de Góes Monteiro, que são continuidade da BR-104, e também da Menino Marcelo, que é uma continuidade da BR-316, isso porque pelo convênio atual, o Governo Federal não pode fazer investimentos nessas avenidas, mas o ministro disse que a questão será revista em breve”, detalhou Rui.
O ministro Maurício Quintella mostrou-se sensibilizado e disse que os convênios serão revistos. “Um projeto para possibilitar investimentos do governo Federal será enviado, já na próxima semana, para o colegiado do Departamento Nacional de Infraestrutura, o Dnit. A partir da aprovação, vamos conseguir fazer investimentos de manutenção e apoio nessas rodovias”, explicou o ministro.
Rui Palmeira disse esperar que a ida a Brasília sensibilize os gestores federais sobre a situação da capital alagoana.“Todos os dias temos a informação de que o dinheiro está chegando e nada. Na segunda-feira (03), iniciamos uma obra importante, no Murilópolis, com recurso próprio e acreditamos que até o final dessa semana, esses R$ 6 milhões cheguem para iniciarmos outras cinco áreas que precisam de uma ação extremamente rápida por parte da Prefeitura. Nas outras 20 áreas, isso vai acontecer da mesma forma. Estamos finalizando o cálculo do valor que é preciso para execução das obras nesses locais”, complementou o prefeito.
LEIA MAIS
+Lidas