O governador Renan Filho cobrou mais participação do Governo Federal no trabalho de combate à violência nos estados. Nessa quarta-feira (12), Renan Filho esteve em Brasília, onde participou do 2º Forúm de Governadores com o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli e mais 22 governadores eleitos.
LEIA TAMBÉM
"É muito importante que a união colabore também financeiramente com a segurança pública. Por exemplo, um dos principais problemas dos estados é o Sistema Prisional, isto porque 99% das vagas são custeadas pelos estados. Perguntei ao futuro ministro Moro o porquê do governo não construir uma prisão federal em cada estado, para demonstrar como fazer uma gestão mais eficiente, transparente e garantir a custodia dos presos de maneira mais barata?”, detalhou.
Renan Filho participou da reunião, que reuniu 23 governadores eleitos, e disse ter levado os números de redução da criminalidade em Alagoas como exemplo. “Alagoas volta a discutir este assunto muito diferente do passado, voltamos agora servindo como exemplo. Somos o único estado que em todo o período de quatro anos reduziu os índices de violência no Nordeste”, frisou.
A reunião sobre segurança pública também discutiu temas como o endurecimento de penas e o combate ao narcotráfico. “São discussões importantes, que permitem que o governo federal observe os problemas dos estados como um todo”, complementou.
+Lidas