Contextualizando

Capacitação profissional incrementa economia alagoana

Em 12 de Abril de 2025 às 07:00

De Joana Tchian, no portal "Investindo por aí":

"No início deste ano, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Observatório da Indústria, divulgou dados detalhados dos principais indicadores econômicos do estado. O documento, chamado de Boletim Econômico, trouxe dados sobre o mercado de trabalho, inflação, atividade econômica, balança comercial, entre outros.

O boletim destaca o saldo positivo de novos postos de trabalhos formais em novembro de 2024, que contou com 1.773 vagas, impulsionados, principalmente, pelos setores da indústria e construção civil – um dos que mais gerará empregos em Alagoas até 2027, segundo o “Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027”. O setor industrial registrou um saldo positivo de 343 novos empregos, com um total de 116.164 vagas formais. No acumulado do último ano, houve um crescimento de 3,96% para a indústria e 9,17% para a construção.

Programas como os do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) contribuem para suprir o déficit de mão de obra qualificada, como no caso da construção civil, que tem crescido exponencialmente. O Departamento Nacional da empresa divulgou dados que mostram que 80% dos alunos graduados em cursos técnicos no Senai conseguem se inserir no mercado de trabalho e possuem uma renda, em média, 24% maior do que os profissionais não qualificados..."

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas