Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Eletrobras Distribuição Alagoas participaram de uma reunião na manhã desta terça-feira (15), para discutir os problemas no abastecimento de água na região da Bacia Leiteira.
No início deste mês, a Casal divulgou um comunicado esclarecendo aos usuários da falta d’água nas residências que compõe o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, decorrente de problemas na distribuição de energia elétrica nas estações elevatórias e captações dos municípios de Pão de Açúcar e Olho D’ Água das Flores, ocasionados pela baixa tensão e quedas de energia.
“Tendo em vista que a Arsal tem um compromisso firmado com 18 dos 19 municípios afetados pela crise no abastecimento de água, nós convidamos os representantes da Casal e da Eletrobras com o intuito de buscar a solução para o problema”, disse Patrícia Medeiros, diretora conselheira executiva da Agência Reguladora.
Durante a reunião, a Eletrobras assumiu a deficiência de baixa tensão na subestação de Pão de Açúcar. O superintendente da Concessionária, Bernard Gouveia, apresentou soluções para resolver definitivamente o problema. Tal solução ocorrerá com o término das obras da nova linha, que já estão em andamento e ligará Delmiro Gouveia a Olho D’água das Flores, com conclusão prevista para outubro de 2016.
Para solucionar o problema de imediato, ainda este mês a Eletrobras irá reativar uma linha de alta tensão que, por sua vez, levará mais energia para a subestação de Pão de Açúcar diminuindo, portanto as oscilações.
Segundo Mauro Delgado, coordenador de eficiência energética da Companhia, o problema sempre existiu e essa intervenção da Arsal é muito importante para sanar entraves existentes e que agora começam a ser resolvidos.
Participaram da reunião, além das diretoras executivas da Arsal, Eliane Merten e Eulália Moura; o diretor de engenharia Osmar Lisboa; o gerente de negócios da Bacia Leiteira, José Arnaldo, Sebastião Custódio, assessor da presidência, ambos da Casal e representantes da Eletrobras.
Fonte: Ascom Arsal
+Lidas