Em muitas seções eleitorais de Maceió há diversos registros de filas imensas desde o início da manhã deste domingo (02). Em algumas delas, há relatos de pessoas passando mal de tanto esperar.
LEIA TAMBÉM
Na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, no Eustáquio Gomes, o eleitor Bruno Cerqueira disse ao TNH1 que passou mal por tanto esperar na fila. Segundo ele, só após ser medicado decidiu voltar à fila para tentar votar.
"Já passei mal e fui pra casa. Só voltei só depois de tomar medicação, porque senão já tinha desistido. Isso é uma humilhação para os eleitores. Um corredor, uma sala pequena, não tem ventilador. Muita gente passando mal aqui. " relatou Bruno.
O problema também foi registrado na Escola Estadual Doutor José Maria de Melo, no Benedito Bentes, parte alta da capital. O repórter Júlio César da Rádio Pajuçara FM conversou com eleitores por volta do meio-dia, que disseram já não aguentar mais esperar.
Em uma das seções da escola, uma urna apresentou defeito e só voltou a funcionar duas horas depois. Eleitores na fila chegaram a sentar no chão aguardando a resolução do problema. Veja vídeos:
Mais filas - Em várias seções localizadas na parte baixa o problema se repetiu. No CEPA, maior colégio eleitoral do estado, há relatos de espera e longas filas na maioria das seções.
No Jacintinho, as filas davam voltas ao redor das escolas. Situação que se repetiu em colégios particulares da capital como Contato e Santa Úrsula. Veja as imagens enviadas ao TNH1:
Arapiraca também registra filas
Assim como acontece em várias seções de Maceió, eleitores de Arapiraca, a segunda maior cidade do estado, também enfrentam dificuldades para votar na tarde deste domingo (02).
Na Escola Quintella Cavalcante, no bairro Capiatã, eleitores relatam que a desorganização das filas e a falta de atenção com as prioridades tem atrasado a votação. O repórter Willian Rocha ouviu alguns eleitores que estavam na fila.
A eleitora Maria da Penha já estava há mais de 3h na fila e relatou as dificuldades para votar: "Estamos aqui há 3h30. Muito tempo. A gente chegou aqui meio-dia e até agora nada. Sem contar que essa seção parece que aumentou muito o número de eleitores. E as prioridades estão demorando muito." - afirmou.
"Teve uma senhora que passou mal. Ela chegou antes da gente e não conseguiu votar ainda. Teve outra senhora que toma remédio controlado que a gente teve que pedir para ela passar na frente. Não teve organização." disse Meliane Cavalcante, eleitora que estava na fila.
Em outro bairro, no Colégio São Francisco, uma das urnas apresentou problemas e precisou ser substituída, o que aumentou ainda mais a fila na Seção 364.
Demora na escolha - Segundo a assessoria de comunicação do TRE-AL, as esperas mais longas na maioria das vezes são causadas pela demora na escolha dos 5 candidatos, já que muita gente não levou a cola escrita.
"Tem seção que está uma fila quilométrica, tem fila que está fluindo bem. O problema é que muita gente não levou a cola. Na eleição municipal foram só dois candidatos, esse ano são cinco. Normal ter fila, infelizmente", explicou Flávia.