Este domingo, 6 de outubro, marca o primeiro turno das eleições 2024 em todo o país. Em Alagoas, 2,4 milhões de eleitores estão aptos a irem às urnas e exercerem o compromisso com a democracia. A aposentada Roseli Cardoso, de 66 anos, foi uma das pessoas que saiu de casa para votar nesta manhã e disse que faz o mesmo caminho a cada dois anos.
LEIA TAMBÉM
"É um direito que nós temos. Agora é ter consciência em quem nós estamos votando e que nos irá representar. Tem que ter os mesmos pensamentos, ideais, é muito importante. Não adianta só palavra, tem que ter atitudes, até papagaio fala, é muito fácil", destacou a aposentada que vota na escola SEB, em Maceió, terceiro maior local de votação do estado.
"Eu observo mais as atitudes, o que o candidato já fez, o que ele trouxe à comunidade... O histórico real, e não o blá blá blá. Toda eleição estou votando, é o nosso futuro. Também estou incluída", complementou a mulher em entrevista ao TNH1.
Além de Roseli, milhares de alagoanos foram até as seções onde votam e escolheram candidatos a prefeito e a vereador. A votação teve início às 8h e será encerrada às 17h.
Primeiras horas
O início da votação foi tranquilo na capital e no interior. Até o momento, apenas uma urna foi substituída em Alagoas. O equipamento foi trocado na Seção 191 da Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, no Salvador Lyra, em Maceió, da 33ª zona eleitoral.
No entanto, apesar da calmaria, algumas ruas amanheceram tomadas por santinhos de candidatos, o que caracteriza crime eleitoral. Mas ninguém foi preso pelo derramamento do material publicitário.
LEIA MAIS
+Lidas