Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pedir informações à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) para avaliar as regras para eleição do governador-tampão e com a resposta dada pela Procuradoria Geral da Casa de Tavares Bastos, ainda na noite de domingo, 1º, os alagoanos aguardam mais uma decisão do Supremo sobre a realização ou não do pleito indireto para os cargos de governador e vice do estado.
LEIA TAMBÉM
Com a última determinação, de Gilmar Mendes, a eleição segue suspensa por 48 horas. Porém, com a manifestação da ALE, a expectativa dos deputados é de que uma nova decisão do STF aconteça ainda nesta segunda, e com a votação sendo realizada no plenário do Parlamento alagoano, em sessão extraordinária exclusiva.
O processo eleitoral alagoano tem reviravoltas desde a última semana. Nesse domingo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, já tinha suspendido a eleição até que houvesse uma manifestação de Gilmar Mendes, que é o relator da ADPF 969, que questiona as regras da eleição indireta.
Decisão de Gilmar Mendes publicada na noite de domingo - O ministro Gilmar Mendes manteve suspensa a eleição indireta para a escolha de um governador e de um vice-governador para comandar Alagoas até o final do ano. A decisão de Gilmar Mendes suspende a eleição do "governo tampão" pelo menos por 48 horas. Ela estava agendada para esta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa do Estado, no Centro de Maceió..
Em despacho como relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) movida pelo PSB contra a eleição, Gilmar Mendes pede informações sobre o pleito à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e ao governo de Alagoas. E estabelece um prazo de 48 horas para que tais informações sejam prestadas. Assim, dado o prazo, a eleição não acontecerá nesta segunda-feira.
Segundo assessoria de comunicação da ALE, as informações solicitadas pelo STF foram enviadas ainda ontem pela Procuradoria Geral da Casa de Tavares Bastos.
Veja as candidaturas registradas na ALE - A população pode conferir a relação dos candidatos a governador, por ordem alfabética. Clicando no nome do candidato, você tem acesso à documentação completa apresentada na inscrição:
Anselmo Willian Gama dos Santos
Antônio Pereira Chicuta Neto
Carlos Aurélio Cunha Monteiro
Caubi Damara de Omena Freitas Filho
Danubia Karlla da Silva Barbosa
David Maia de Vasconcelos Lima
Erinaldo Batista de Oliveira
Feliciano Domingos da Silva
Flávio Henrique Catão Nogueira
Francisco Aureliano Rocha de Vasconcelos Teixeira
Joselito Gomes de Vasconcelos
Luciano Valdomiro Silva Fontes
Luiz Alberto Alves Teixeira
Paulo Suruagy do Amaral Dantas
Stenio Luis Pereira da Costa e Silva Filho
Wadeildo José Gomes Vasconcelos Bezerra
Já para o cargo de vice-governador foram apresentadas 8 candidaturas. Abaixo, a lista, em ordem alfabética. Clicando no nome do candidato, você também acessa a documentação completa apresentada na inscrição:
Jenivaldo Lima de Primo
Jeová Evaristo da Silva
Niedja Santos de Oliveira
Rafael Cordeiro do Nascimento
Rafael de Goes Brito
Rafael Toledo Silva Campo
Rocielle Almeida Pacheco
Rogers Tenório dos Santos
+Lidas