Ao que parece ele está mesmo à vontade e no que depender dele não tem pretensão de ir embora. O macaco bugio, visto na última semana no Povoado Lindóia, na Zona Rural de Satuba, Região Metropolitana de Maceió, voltou a dar as caras e reapareceu, na manhã desta terça-feira (15).
LEIA TAMBÉM
A presença do primata não passou despercebida graças a um barulho característico, uma vez que o animal é conhecido como "macaco roncador". Moradores do povoado fizeram novos vídeos para registrar a passagem no bugio.
Em um dos vídeos, um homem tenta chamar a atenção do animal, mas é esnobado. "Ei, bonitão. Vire as costas não, estou falando com você", brinca o morador. Assista ao flagra:
Na semana passada, um vídeo começou a circular nas redes sociais mostrando o animal no telhado de casas do Povoado Lindóia. Na vizinhança, há quem goste da presença do animal, mas boa parte está com receio de que o macaco ataque alguma criança. Há relatos também de que o animal teria levado uma galinha.
Espécie é inofensiva
O médico veterinário Epitácio Correia explicou que o macaco o bugio é um animal inofensivo, desde que esteja em seu habitat e que a população não tente interagir com ele. "É importante que, nesses casos, as pessoas entrem em contato com os órgãos competentes, a exemplo do IMA, Ibama, ICMbio e Batalhão de Polícia Ambiental, que vão adotar as medidas adequadas", orienta Epitácio,.
O veterinário alerta ainda que é crime agredir ou tentar matar o animal. "É um primata que está ameaçado de extinção, inserido no plano de ação nacional do ICMBio, de primatas ameaçados do Nordeste. Muito provavelmente esse povoado está localizado em um fragmento de Mata Atlântica, de alguma área que tem a ocorrência de algum bando dessa espécie", explicou.