Eixo Cepa: Túnel irá promover maior segurança aos alunos e pedestres

Publicado em 06/10/2016, às 15h56

Por Redação

O maceioense, atualmente, passa de uma a duas horas preso em congestionamentos no trânsito e sente a necessidade diária de soluções que otimizem a mobilidade urbana na cidade. 

Na tentativa de amenizar o problema, o Governo de Alagoas trabalha nas obras do Eixo Cepa, um dos binários que visam desafogar um dos principais corredores viários da capital, a Avenida Fernandes Lima. 

Nesta semana, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) trabalha na escavação do túnel que será construído no interior do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas, no Farol. Este túnel servirá de travessia para os estudantes e demais pedestres que frequentam o complexo educacional, visando proporcionar maior mobilidade e segurança a todos. 

A previsão é que nesta sexta-feira (7) aconteça a concretagem da estrutura do túnel. A galeria terá quatorze metros de comprimento e três de largura e altura. 

“Os primeiros serviços do Eixo Cepa, no interior do complexo educacional, são a construção dessa passagem de nível inferior para os pedestres, priorizando a segurança dos alunos e demais transeuntes”, explica o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório. 

Já na Escola Laura Dantas, acontece esta semana os serviços de remoção do paralelepípedo, meio feio e recuo da estrutura metálica para alargamento da via. A intervenção realizada pela Setrand para viabilização das obras no Eixo Cepa é feita com equipamentos de segurança, com sinalização e cercamento da área de obras. 

O trajeto

O Eixo Cepa terá nove quilômetros de extensão, tendo início no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à ladeira Teobaldo Barbosa. 

Assim como o Eixo Quartel, o Eixo Cepa compõe o projeto das vias alternativas que visam facilitar o escoamento do tráfego no principal corredor de transportes da cidade.

Os dois eixos viários, Cepa e Quartel, terão o formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário - e irão servir como vias de escoamento do trânsito para a otimização do tráfego na área, uma medida que facilitará significativamente a vida e a rotina de quem utiliza a Fernandes Lima como principal via de acesso, permitindo que a população possa escolher qualquer um deles para se conectar com as partes baixa e alta da cidade.

Gostou? Compartilhe