Educação convoca merendeiros aprovados em PSS para provas práticas

Publicado em 13/11/2024, às 11h17
As provas acontecem no dia 24 de novembro, às 8h, nas Escolas Professor Lenilto Alves Santos e Professora Maria José Carrascosa, nos bairros do Jacintinho e do Poço, respectivamente. Os portões abrem às 7h - Ascom Semed
As provas acontecem no dia 24 de novembro, às 8h, nas Escolas Professor Lenilto Alves Santos e Professora Maria José Carrascosa, nos bairros do Jacintinho e do Poço, respectivamente. Os portões abrem às 7h - Ascom Semed

Por Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) convocou, no Diário Oficial do Município desta terça-feira (12), 98 merendeiros aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para realizarem as provas práticas. O edital de chamamento, com os nomes dos convocados, pode ser conferido aqui, a partir da página 16.

As provas acontecem no dia 24 de novembro, às 8h, nas Escolas Professor Lenilto Alves Santos e Professora Maria José Carrascosa, nos bairros do Jacintinho e do Poço, respectivamente. Os portões abrem às 7h e fecham às 7h40.

A coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa, explica que essa etapa é necessária para conhecer os futuros merendeiros da rede e sua forma de trabalhar. “A prova prática serve para saber sobre o conhecimento que eles têm de boas práticas, higienização, utilização de utensílios e cortes dos alimentos. Isso é importante para que as pessoas que vierem a assumir possuam conhecimento conforme a necessidade que a alimentação escolar exige”, pontuou.

A prova para o cargo de merendeira é de caráter eliminatório e classificatório, terá a duração máxima de 15 minutos para cada participante e será composta de da avaliação dos seguintes critérios mínimos:

a) identificação de materiais e utensílios;

b) pré-preparo de receitas (identificação de ingredientes e quantidades mínimas);

c) conhecimentos de procedimentos relacionados à segurança alimentar e higiene.

Durante a avaliação, também poderão ser observados os seguintes critérios: utilização dos equipamentos e utensílios de forma correta e segura; conhecimento das condições de segurança e saúde no trabalho; cumprimento das normas de segurança alimentar e higiene (boas práticas na manipulação de alimentos); sequência correta do preparo; sanitização correta dos alimentos; separação do lixo de forma correta; higiene e organização na execução da tarefa, de acordo com o disposto no manual de limpeza e desinfecção de superfícies da Anvisa; e apresentação pessoal, de acordo com as normas sanitárias.

Os candidatos deverão, preferencialmente, se apresentar para a realização da prova prática, adotando os seguintes procedimentos:

a) vestir roupas claras, sapatos fechados, camiseta de manga curta;

b) não usar acessórios como brincos, pulseiras, anéis entre outros;

c) usar cabelos presos;

d) ter as unhas curtas e sem esmalte;

e) barba, bigode, cavanhaque ou similar curtos.

O período para interposição de recursos é de dois dias úteis após divulgação da classificação preliminar do processo seletivo. Os recursos serão interpostos exclusivamente pelo preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site www.idesg.org.br, a partir das 0h01min do dia após a publicação do evento que lhe disser respeito, até às 23h59min do dia seguinte, considerando o horário de Brasília.

Gostou? Compartilhe