O primeiro eclipse solar de 2025 acontece no próximo sábado (29), a partir das 5h50, no horário de Brasília, e será visível em diferentes partes do mundo, incluindo América do Norte, Europa, África, norte da Ásia, algumas áreas da América do Sul (no Brasil, especificamente no norte do Amapá), toda a Groenlândia e Islândia, assim como parte dos oceanos Atlântico e Ártico.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Nasa, a Lua passará na frente e bloqueará parcialmente o Sol, projetando uma sombra em partes do Hemisfério Norte. A região central da sombra da Lua, onde o Sol pareceria completamente bloqueado, não atinge a Terra, sendo assim, ninguém poderá ver o fenômeno por completo desta vez. O eclipse parcial atingirá seu máximo às 7h59 e terminará às 9h34.
Veja dicas de observação
Mas qual a diferença entre eclipse solar e lunar?
Um eclipse solar ocorre quando a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra, impedindo que a luz atinja alguns pontos do nosso planeta. Segundo informações da Nasa, eclipses solares parciais — em que a Lua não cobre completamente o Sol — ocorrem pelo menos duas vezes por ano em algum local da Terra.
Já os eclipses lunares são aqueles em que a Terra está entre o Sol e a Lua, com esta posicionada na sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase Cheia.
A sombra da Terra é dividida em duas regiões: umbra, que não recebe nenhuma iluminação do Sol, e penumbra, que é iluminada por uma porção de raios solares.
+Lidas