Por meio de edição extra do Diário Oficial, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata pernambucana. A medida vem após as fortes chuvas que atingem a região e também o Grande Recife desde a sexta-feira (7).
LEIA TAMBÉM
"Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência” em razão das chuvas intensas, por um período de 60 (sessenta) dias", diz trecho do decreto publicada pela governadora.
A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelos respectivos Formulários de Informações do Desastre - FIDE.
"Os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, e competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o enfrentamento à “Situação de Emergência” em conjunto com os órgãos municipais", garante o governo.
No sábado (8), a Secretaria de Defesa Civil contabilizava 627 pessoas desalojadas. Os municípios mais atingidos foram Água Preta, Belém de Maria, Camutanga, Jaboatão dos Guararapes e Joaquim Nabuco. Já em relação aos rios, os que estavam em cota de inundação eram: Tapacurá, Capibaribe Mirim, Sirinhaém, Panelas e Jacuípe.
"Estamos publicando agora, em edição extra do Diário Oficial, decreto colocando em estado de emergência os municípios da Mata Sul mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias. O decreto permitirá que toda ajuda chegue às pessoas que mais necessitam neste momento. Seguiremos avaliando a situação em todas as regiões do estado e tomando todas as medidas necessárias para proteger a população pernambucana", justificou a governadora.
Veja lista de cidades em situação de emergência:
Água Preta
Joaquim Nabuco
Belém de Maria
Maraial
Barreiros
Quipapá
Catende
Rio Formoso
Cortês
São Benedito do Sul
Jaqueira
Xexéu