Neste domingo (19), Dona Déa, 77, publicou um pronunciamento acusando o influenciador Carlinhos Maia, 33, de transfobia após um vídeo no qual ele erra os pronomes da cantora Liniker, 29, voltar à tona nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM
Carlinhos Maia foi um dos convidados do Domingão com Huck neste final de semana e chegou a emocionar Dona Déa ao contar sua história e a história de sua mãe no palco. Durante a participação do influenciador, no entanto, voltou a circular nas redes um vídeo no qual ele erra os pronomes da cantora Liniker, uma mulher trans, e debocha da situação.
No comunicado publicado pela mãe de Paulo Gustavo, ela esclarece que este comentário foi feito por Carlinhos Maia após a gravação do programa exibido na TV Globo no domingo, e acusa o influenciador de transfobia.
“O programa foi gravado no início de dezembro para ir ao ar no mês de janeiro, período em que nós, que trabalhamos no Domingão com Huck, estamos de férias. Não conhecia a história de Carlinhos Maia e foi nesta ocasião em que o conheci pessoalmente”, escreveu Déa no post feito em seu Instagram. “Contudo, o que muito me entristeceu, no último dia 24 de dezembro, o mesmo humorista e influenciador digital postou em seu perfil um vídeo em que desrespeita a cantora e atriz Liniker.”
“Ao se fazer de desentendido quanto ao pronome correto para se referir à artista, Carlinhos Maia não só cometeu uma violência com a Liniker, mas como também com toda a população trans que se vê todos os dias em risco, sendo desrespeitada e violentada. O nome para isso é transfobia”, disse ela.
“Não é tolerável, admissível sob qualquer pretexto, que a orientação sexual e a identidade de gênero de qualquer pessoa seja motivo de piada. Ainda mais para um artista assumidamente homossexual e com milhões de seguidores em suas redes sociais. Ser uma figura pública de grande projeção, um influenciador, vem acompanhado de responsabilidades”, acrescentou.
“Se a justificativa apresentada pelo humorista foi de ser ignorante quanto a um tema tão sensível, isto é, não saber o pronome correto a ser utilizado com a artista Liniker – ela, dela –, Carlinhos Maia não deveria fazer disso um troféu e muito menos uma piada”, escreveu Déa.
Confira o texto do post de Dona Déa na íntegra abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Vídeo em que Carlinhos Maia erra os pronomes de Liniker - O vídeo no qual o influenciador Carlinhos Maia erra os pronomes de Liniker e debocha da situação foi publicado por ele em 24 de dezembro de 2024. Embora ele tenha apagado o conteúdo conforme começou a receber críticas, a gravação ainda circula nas redes sociais.
O Carlinhos Maia sendo transfóbico com a Liniker em pleno 2024 e depois ele se faz de coitado questionando o motivo da comunidade cagar pra ele pic.twitter.com/IxexN5tBvQ
— 𝐅𝐚𝐛𝐢𝐧𝐡𝐨 🔉 (@fabinitto) December 24, 2024
“Você foi para o show dele. Dele, dela, delu, dolu, você foi no show de Liniker”, fala Carlinhos no vídeo.
O influenciador se pronunciou sobre o acontecido no dia seguinte, mas se negou a pedir desculpas e negou ter sido transfóbico.
Carlinhos Maia fala sobre a polêmica com a Liniker, e que não se importa com as críticas da comunidade LGBTQIA+.
— Jorge (@mecontajorge) December 25, 2024
📷 reprodução internet #CarlinhosMaia #Liniker #Famosos pic.twitter.com/5OXn2nnnjC
“Então fica essa… Não é uma desculpa, porque eu não estou afim de pedir desculpas por nada. Liniker é ela. Então, fica esse carinho para a Liniker. Vou continuar ouvindo, sou fã, e a comunidade que vá para a p**a que pariu”, falou ele no dia seguinte.
Discurso de Luciano Huck - Mesmo gravada antes dessa polêmica, a participação de Carlinhos Maia no palco do Domingão foi marcada por um momento em que o apresentador Luciano Huck, 53, rebateu o influenciador e disse que era preciso ter responsabilidade ao publicar coisas na internet.
Durante o programa, Carlinhos Maia, que tem quase 34 milhões de seguidores no Instagram, disse: “As pessoas querem cobrar de alguém que veio de uma cozinha do interior do nordeste que a gente entenda sobre tudo o que acontece, com embasamento. Não existe uma faculdade para quem está na internet. A gente vai errar muito porque a gente não estudou para isso. Tem inúmeras pessoas que falam sobre coisas importantíssimas e não são seguidas, isso não é culpa minha”.
Luciano, por sua vez, rebateu o convidado: “Mas, por outro lado, eu acho que com o tempo a gente vai ganhando maturidade, vivências, você passa a ter consciência do privilégio que é tanta gente te seguindo e a responsabilidade que isso traz. Junto com o sucesso vem a responsabilidade. Junto com o reconhecimento, vem ainda mais responsabilidade.”
O influenciador, por fim, agradeceu as palavras do apresentador e disse que busca melhorar cada vez mais.
LEIA MAIS
+Lidas