Polícia

Dois são presos em Alagoas por estupro de vulneráveis em operação nacional de combate à violência doméstica

João Arthur Sampaio | 07/08/24 - 09h15
Foto: Divulgação/PCAL

Uma operaçao realizada a nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e coordenada em Alagoas pela Polícia Civil, prendeu quatro pessoas no estado. Duas delas por estupro de vulnerável. A "Operação Shamar" foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (07). Dois foram detidos em Maceió e outros dois em Piranhas, no sertão alagoano.

Entre os crimes praticados estão o de lesão grave contra mulheres. Além disso, dois presos são acusados de estuprarem adolescentes do sexo feminino que estavam em situação de vulnerabilidade. Um dos suspeitos, de 49 anos, era foragido da Justiça de São Paulo, passou seis meses em Minas Gerais e, ao chegar em Piranhas, foi identificado pela polícia e detido. Ele teria cometido o crime em 2023, no município de Jundiaí (SP).

A ação em Alagoas foi comandada pelo delegado Daniel Mayer, Diretor da DPJ1 (Diretoria de Polícia Judiciária 1). Segundo ele, o objetivo da operação é diminuir o número de casos de violência doméstica e os de feminicídio. “O silêncio mata. Você que está sendo vítima, procure a Polícia Civil”.

Operação Shamar

“Shamar” em hebraico significa "cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar". A ação é intensificada, de forma integrada, no dia em que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 18 anos de existência, como um símbolo e marco na luta contra a violência doméstica no Brasil.

O QUE FAZER EM CASO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?

Se você está sofrendo violência doméstica, seja ela física ou psicológica, ou conhece alguém que esteja passando por isso, você pode pedir ajuda.

No número 180, é possível denunciar à Central de Atendimento à Mulher. Ela funciona em todo o país e no exterior, 24h por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (61) 9610-0180.

A denúncia pode ser feita ainda às autoridades locais pelo 190 e nas Delegacias Distritais de sua cidade. Já as Delegacias da Mulher podem ser procuradas em Maceió e em Arapiraca. Veja os contatos:

Delegacias da Mulher – Maceió

Mangabeiras:
Fone: (82) 98882- 9799
E-mail: deddm1@pc.al.gov.br
Funciona 24 horas 

Salvador Lyra
Fone: 3315-4327
E-mail: deddm2@pc.al.gov.br
Funcionamento: 08:00 às 18:00 horas

Delegacia da Mulher – Arapiraca
Fone: 3521-6318
End: Rodovia AL 110, s/n, Bairro Jardim Tropical
E-mail: deddma@pc.al.gov.br