O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió começou, no último final de semana, a implantação de elastoplásticos em formato de placas de advertência na Avenida Menino Marcelo. A medida visa melhorar a segurança para condutores e pedestres que utilizam a via, uma das principais da cidade.
LEIA TAMBÉM
A sinalização foi colocada antes de semáforos, indicando a presença do equipamento, e de faixas de pedestres. Os trabalhos começaram nas proximidades da Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro, e seguiram pela via até o Conjunto José Tenório, na Serraria.
"A Menino Marcelo é uma via importantíssima de Maceió, com um fluxo intenso de veículos e pedestres durante todos os momentos do dia. Daí a nossa escolha dessa avenida para o início da implantação dos elastoplásticos", destacou André Costa, diretor-presidente do DMTT. "Com essa medida, esperamos dar mais segurança para todas as pessoas que utilizam esse corredor", disse.
São duas sinalizações, uma do lado da outra, posicionadas 100 metros antes de semáforos ou faixas de pedestres. Os elastoplásticos representam uma solução inovadora para aprimorar a segurança nas pistas arteriais urbanas com um grande número de interferências.
"É um equipamento com a capacidade de ser moldado de acordo com as características específicas do local, o que dá a essas placas uma abordagem personalizada para alertar os motoristas e pedestres sobre os pontos de maior atenção na via", comentou o diretor de Obras Viárias, Luciano Martins.
Além de alertar visualmente os condutores sobre faixas para a travessia de pedestres e semáforos iminentes, as placas de elastoplástico incentivam uma redução adequada de velocidade, contribuindo assim para minimizar riscos e acidentes.