Diretor-presidente do Grupo Coringa recebe honraria da Federação da Indústria do Estado de Alagoas

Publicado em 23/11/2019, às 08h54
Imagem Diretor-presidente do Grupo Coringa recebe honraria da Federação da Indústria do Estado de Alagoas

Por William Rocha, especial para o TNH1

Um dos grandes ícones da indústria alagoana, o empresário José Alexandre dos Santos, diretor-presidente do Grupo Coringa foi contemplado nesta sexta-feira (22) com a maior honraria do Estado de Alagoas no setor, a medalha de Mérito Industrial Gustavo Paiva, concedida pela Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea).

O evento aconteceu no Levino’s Hall, na Avenida Governador Luís Cavalcante, no bairro Novo Horizonte, município de Arapiraca.

Para o presidente da Fiea, José Carlos Lyra Andrade, a escolha de José Alexandre foi unânime, e conceder esse privilégio significa que o homenageado é um homem de importância não só para a cidade de onde vem, mas para todo o Estado.

“José Alexandre é uma referência como empresário em Alagoas e em Arapiraca. Ele é um empresário que veio de baixo e criou um grupo empresarial que está no mercado e está inteiro até hoje. Fazia oito anos que havíamos concedido essa medalha, e hoje estamos concedendo a ele. É um reconhecimento para uma pessoa que merece”, destacou o presidente.

O Homenageado: sucesso se deve à família e aos arapiraquenses

E para agradecer às honrarias recebidas nesta noite, o empresário José Alexandre dos Santos apontou que o sucesso da sua vida é graças a sua família, amigos e ao povo arapiraquense..

“As minhas palavras hoje são de agradecimentos. Obrigado a todos. É dizer que está completando 50 anos da nossa pequena indústria. 50 anos completou e eu ainda estou aqui na direção. Tudo começou com o meu amigo Zé Levino, e juntos nós concebemos o que concebemos. Queria citar Luiz Gonzaga: ‘Eu penei, mas aqui cheguei’. Minha vida foi dura, dura mesmo, e só eu e Deus sabemos. Posso dizer que cheguei, mas cheguei com vocês, sem vocês eu não sou nada, o importante da vida é ter vocês, o meu brilho é vocês”, finalizou o emocionado empresário José Alexandre dos Santos, acompanhado pela esposa e companheira, Helena.

Assista ao discurso do homenageado:

LIVRO DE MEMÓRIAS

O escritor Rodrigo Gomes Leite eternizou a vida do empresário no livro “Zé Alexandre: Memórias de um Arapiraquense”, contando importantes fatos de sua vida, que vai desde o seu primeiro emprego, ainda aos sete anos de idade, até à fundação do Grupo Coringa. 

A saga de José Alexandre traz uma história edificante do homem que começou a vida como plantador de fumo e vendedor de frutas, a diretor-presidente de um dos grupos econômicos mais sólidos da economia alagoana.

“A história dele muito se confunde com a de Arapiraca. Ele tem 83 anos, a cidade 95 e quando ele nasceu, o município tinha apenas 12 anos. O Seu Zé traz em si a principal marca do povo arapiraquense, o empreendedorismo. Talvez por isso ele seja um referência para essa cidade, pois ele traz em si a marca mais autêntica e bonita desse povo”, apontou Rodrigo Leite.

“O Seu Zé é empreendedor desde os sete anos de idade. Ele em cima de uma carroça para comprar abacaxi no Sítio Bananeiras e vendia próxima a sua casa, no bairro Baixa Grande. Ele é um cara versátil. Um empreendedor não é um vendedor de farinha de milho, de móveis ou de carros, um empreendedor está para inovar, para criar algo novo e para não se permitir se prender dentro da sua zona de conforto”, concluiu o escritor.

PRESENÇAS 

A homenagem a José Alexandre dos Santos foi prestigiadas por diversas personalidades e autoridades, como prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o vice-governador Luciano Barbosa; o senador Rodrigo Cunha e os deputados estaduais Inácio Loiola, Ricardo Nezinho e Silvio Camelo.

A noite foi animada por uma grande apresentação da Orquestra Quinteto Alagoano, que abrilhantou o homenageado com execução de clássicos da música brasileira e internacional.

GRUPO CORINGA - o Grupo Coringa, uma das empresas locais mais consolidadas, e que este ano completa 50 anos no mercado.  Com sede em Arapiraca, o grupo produz uma variedade de itens, como flocão de milho, arroz, canjiquinha, fubá, mungunzá, milho para pipoca, café, leite de coco, mingau, colorífico, entre outros.

Gostou? Compartilhe