Atualizada às 10h30
LEIA TAMBÉM
Funcionários do Hospital do Açúcar decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (21) para cobrar o pagamento do terço de férias que está em atraso, dos salários e do décimo terceiro. Apenas 30% dos serviços estão mantidos.
Eles estariam bloqueando a entrada e saída da unidade hospitalar e provocaram uma reação da direção, que pretende realizar um Boletim de Ocorrência (BO) e até acionar os manifestantes judicialmente, caso eles mantenham o ato.
De acordo com o diretor-presidente do hospital, Edgar Antunes, ele se reuniu com representantes dos trabalhadores na sexta-feira (18), quando teria informado que os atrasos estão ocorrendo por conta da demora de repasses de recursos do Governo Federal, que deveriam ter sido feitos há cerca de 15 dias. "E, para minha surpresa, hoje eles estão lá fechando o hospital", disse.
Segundo o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge dos Santos Filho, a insatisfação da categoria se deve ao não cumprimento de um calendário anunciado pela direção para regularizar a situação dos débitos.
Ele afirma que o hospital se comprometeu a pagar até esta segunda, porém suspendeu o pagamento, sem perspectiva de nova data. “Os trabalhadores não acreditam que a direção do hospital cumpra com esse calendário e por isso resolveram paralisar. Sabemos que a população não tem culpa, mas o hospital não sobrevive apenas dos repasses do SUS”, protestou Mário Jorge.
A direção do hospital não confirma atraso de salário, mas, apenas, do décimo terceiro e das férias.
+Lidas