E aí, gente?! Nesta semana trago para o blog algumas dicas importantes para evitar que o gatinho faça xixi em local errado. Importante que todos os tutores saibam identificar o comportamento do seu felino para poder levar as informações corretas ao médico veterinário sobre como ele está agindo ao fazer xixi.
É necessário que todos entendam o seguinte: há inúmeros motivos para o gatinho fazer xixi no lugar errado, entretanto, ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil aprender como fazer o animal parar de urinar nas coisas. Bom, isso vai depender do que levou o animal a ter esse tipo de comportamento. Lembro que uma higiene frequente dos espaços onde ele vive e faz suas necessidades também é importante, já que o cheiro de xixi de gato em um determinado local pode fazer com que ele volte a fazer xixi lá!
Então, se liga em algumas dicas para melhorar a situação e evitar que seu gatinho continue fazendo xixi no local errado:
Bom, a castração ajuda a diminuir as chances do gato urinar fora da caixa. Se ele não estiver castrado no momento, você pode fazer isso entre 5 a 6 meses de idade. Converse com seu médico veterinário.
Preste atenção se seu pet está urinando fora da caixinha porque se sente ansioso. Pode ser um gato estranho no ambiente, pessoas diferentes. É preciso encontrar a raiz do problema. Troque sempre que necessário a areia dele, pois gatos não gostam de areia com muita sujeira e verifique o tipo de areia higiênica ideal para ele. Procure sinais de gatos de rua à espreita do lado de fora, por exemplo.
A maioria dos gatos não gosta de mudanças e pode estar se sentindo ansioso. Você se mudou recentemente? Viajou? Mudou os potes e caixa de areia do lugar? Isso pode estar ocasionando o problema.
Uma programação regular dá ao seu gato uma sensação de estabilidade e estrutura. Faça o enriquecimento ambiental e isso trará melhorias para a saúde do seu pet.
É chato ficar limpando a urina do gato quando ele faz xixi na cama, por exemplo, mas você nunca deve gritar ou punir seu gato. Isso apenas aumentará seus níveis de estresse – e a frequência de xixi fora da caixa de areia.
No mercado pet existem vários produtos projetados para acalmar gatos e reduzir seus níveis de estresse. Os sprays, difusores ou suplementos podem ter um efeito calmante sobre os gatos, tornando-os menos estressados e com menor probabilidade de urinar fora da caixa de areia.
Se todas essas dicas falharem procure imediatamente o médico veterinário para a realização de um check up com exames de sangue e outros procedimentos que irão ajudar no diagnóstico do problema de saúde que seu gatinho apresenta.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando,
você concorda com essas condições.