Ficar atento à dieta das crianças em casos de diarreia é essencial para evitar a piora do quadro. Afinal, essa condição é caracterizada pela alteração do ritmo intestinal, tornando as idas ao banheiro mais frequentes. Leonardo Soares, pediatra e coordenador da emergência do Centro Pediátrico da Lagoa (RJ), explica que quando o paciente está com diarreia sua capacidade de absorção da mucosa intestinal é reduzida e o trânsito pelo intestino fica acelerado, o que acaba dificultando o processo de digestão.
LEIA TAMBÉM
Por isso, diante dessa situação, o recomendado é evitar itens que já não são indicados para uma alimentação infantil saudável, mesmo quando a criança não está doente, como:
1. Alimentos gordurosos
2. Enlatados
3. Molhos
4. Carnes gordurosas
5. Doces
6. Refrigerantes
7. Biscoitos
8. Frituras
Entre os alimentos (saudáveis) que costumam compor o cardápio das crianças no dia a dia, não há muitas restrições, mas a pediatra e nutróloga Denise Lellis, de São Paulo, indica evitar frutas que costumam soltar o intestino, como:
9. Ameixa
10. Mamão
No entanto, caso a criança não tenha uma resposta laxante em relação a essas frutas, o consumo delas é liberado. O pediatra Nilton Kiesel, do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), destaca que a forma como o organismo reage aos alimentos varia de criança para criança. “Há alimentos que prendem o intestino de uma pessoa, mas soltam o de outra”, afirma. Por isso, ninguém como os pais para saberem o que prende ou solta o intestino do filho. Vale lembrar, ainda, que na hora de oferecer a comida, as famílias devem seguir o ritmo da criança e alimentá-la conforme a aceitação dela. Forçar o seu filho a comer pode provocar vômitos e piorar ainda mais o quadro dele.
+Lidas