Cultura

Dia Mundial do Livro: clube virtual de leitura durante o isolamento; TNH1 ensina como criar o seu

Gilson Monteiro | 24/04/20 - 08h00
Imagem:Blog Sympla

Clubes de leitura não são novidade, presentes no Brasil desde a década de 1970. Mas, recentemente, eles voltaram com força total e agora, durante a pandemia do coronavírus, podem ser uma ferramenta interessante para aproveitar o tempo ocioso do isolamento, proporcionando uma experiência literária mais dinâmica do que a leitura solitária, e o que é melhor, sem precisar sair de casa.

Nesta sexta-feira, 24, Dia Mundial do Livro, o TNH1 traz, além de livros para baixar de graça (confira sugestões no final da matéria), uma proposta diferente de experiência literária que une o prazer da leitura com a interatividade virtual, ideal para esse período de quarentena.   

A ideia é a criação de Clubes Virtuais de Leitura, e consiste em juntar um grupo de amigos, combinar um prazo para que todos leiam o mesmo livro em um espaço de tempo determinado. O segundo passo é criar um grupo em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp ou Telegram, para discutir e comentar a obra escolhida. 

O ideal é juntar uma turma com afinidades literárias. Por exemplo, um grupo que gosta de poesia, outro que prefere ficção citentífica, ou então de algum determinado autor.  Para dinamizar e testar a ideia, o ideal é começar por livros curtos, de leitura ágil. Também é possível fazer o debate em torno de um artigo ou reportagem. 

No grupo virtual, o participante pode conversar durante a leitura, ou somente após concluí-la. Mas o importante é respeitar as regras. Confira: 

►Regra principal:  Proibido terminantemente spoiller (somente autorizado após todos os integrantes estiverem lido o livro)

►Espaço exclusivo para discussão do livro, ficando proibidos outros assuntos. 

►Uma mesma obra pode despertar diversas interpretações. Então os debates podem ser calorosos, mas sem ofensas a quem pensar diferente.

►Sugestões de outros livros, textos, vídeos ou filmes que tenham relação com a obra escolhida podem ser compartilhados no grupo, para complementar e fomentar a discussão.

A escolha do livro

Para uma escolha democrática, cada um do grupo pode sugerir um livro, e a escolha do livro da semana pode ser feita por sorteio. Também é possível sortear os próximos livros, agilizando a leitura para quem tem mais tempo ou disposição para ler. 

Avaliação do livro escolhido

Depois de fazer a leitura, cada participante pode atribuir uma nota à obra, que pode ir de 0 a 5. No final, tira-se uma média das notas. Com isso, o grupo vai criando um ranking dos livros melhor e pior avaliados. 

Clubes de leitura agora têm curadoria, mimos e edições caprichadas

Kits TAG Curadoria e Instrínsecos: mimos e obras escolhidas por curadores

O que o TNH1 propõe é uma prática comum em clubes de leitura que cobram por assinatura. Editoras conhecidas ou novos grupos do ramo editorial disponibilizam no mercado clubes de assinaturas que proporcionam experiências literárias inovadoras, modernizando e disseminando o hábito da leitura. 

Clubes como TAG, IntrínsecosPanaceia e o Leiturinha, só para citar alguns, este último dedicado ao público infantil, enviam mensalmente um livro surpresa, com titulo escolhidos por um curador, ou seja, a obra é escolhida por um escritor, especialista, intelectual ou mesmo nomes famosos com expertise no universo literário. Fernanda Montenegro e Gregório Duvivier já atuaram como curadores. 

Os valores das assinaturas podem ser considerados salgados, giram em torno dos 50 reais + despesas de envio, mas vale considerar nessa soma o capricho nas edições, brindes, curadoria e tudo que envolve a "brincadeira literária".

Os estilos variam entre os grupos. Algumas assinaturas dão direito a livros inéditos no Brasil, best-sellers, obras esgotadas, ou livros já conhecidos, mas em edições caprichadas, com capa dura, por exemplo. 

Alguns clubes ainda completam a experiencia com mimos relacionados ao livro enviado, e revistas que complementam o tema da obra do mês. 

Nesses clubes também são comum um aplicativo exclusivo para assinantes, onde todos podem comentar a obra do mês. Modelo que pode ser ser copiado por meio de aplicativos comuns de mensagens, como sugeriro nesta matéria. 

A TAG Curadoria, um dos clubes mais bem-sucedidos, tem hoje mais 50 mil assinantes, número expressivo para um país onde a venda de livros só despenca (6,3% em 2019).

Livros grátis para baixar

Com o regime de confinamento imposto pelo coronavírus, tem muito livro grátis para baixar na internet. Abaixo listamos alguns sites que disponibilizam títulos grátis durante a pandemia, mas pela busca do Google é possível encontrar vários outros. Confira:

Amazon

A Amazon do Brasil disponibilizou 50 mil títulos gratuitos para baixar durante a pandemia. O leitor pode escolher entre literatura clássica, ficção científica, produções sobre filosofia, história e muito mais.  

Kobo Rakuten

Concorrente da Amazon Kindle, o Kobo também liberou leitura gratuita de alguns e-books via aplicativo ou pelo seu e-reader próprio, o aparelho chamado Kobo. No site da loja, é possível encontrar títulos de ficção, suspense, terror, biografias, romances, gastronomia, literatura juvenil entre outros.

Lelivros

O Le Livros é uma plataforma brasileira que reúne milhares de títulos de domínio público e de propriedade intelectual de forma totalmente gratuita, dos mais diversos gêneros. O site também disponibiliza nos formatos PDF, ePUB (iPad e Kindle) e Mobi (Amazon). O Lelivros ainda permite a leitura online, sem precisar fazer download..

Livraria Cultura

Em sua plataforma online, a Cultura tem em seu acervo de títulos gratuitos  de quadrinhos, obras voltadas para áreas profissionais e literatura estrangeira. Para acessar, bastar clicar aqui.